Menu

Bem Estar

Atualizado em 6 de setembro de 2012, às 5:40 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bichos de pelúcia, como limpar

Para garantir a saúde de toda a família, veja como limpar os bichos de pelúcia, que são grandes acumuladores de poeira e ácaros.

Os bichinhos de pelúcia dão um toque especial à decoração da casa. Os baixinhos, particularmente, adoram ter este tipo de brinquedo, sendo sua presença muito comum nos quartos de criança. Mas não são somente os pequenos que gostam de bichos de pelúcia; os adultos também, especialmente as mulheres. Quando estes objetos fazem parte das coisas da casa, a atitude mais comum das pessoas é abraçá-los, de tão fofos que são. Este contato oferece riscos, especialmente aos alérgicos. Deve-se ter o hábito de limpar os bichos de pelúcia, pois eles são grandes acumuladores de poeira.

510469 Bichos de pelúcia como limpar.1 Bichos de pelúcia, como limparO ideal é lavá-los e deixá-los ao sol; mas nem todos os brinquedos podem ser lavados (Foto: Divulgação)

Onde há poeira, há ácaros. Estes animaizinhos são invisíveis, aos nossos olhos, mas estão em toda parte. Embora não ofereçam grande perigo, podem incomodar muito a vida de quem sofre com problemas alérgicos. Crises de espirro, coceira nos olhos e nariz, coriza e tosse são alguns dos sintomas característicos da alergia a ácaros. Por isso, a limpeza dos ambientes deve ser frequente, a fim de eliminar quaisquer vestígios de pó e seres microscópicos. Para limpar bichos de pelúcia não há grandes segredos. Confira as dicas selecionadas pelo Mundo das Tribos.

Como lavar bichos de pelúcia

Muitas vezes, o acúmulo de poeira ou outro tipo de sujeira faz com que os bichos de pelúcia necessitem de um belo banho. Para isso, é necessário, antes, verificar se o tipo de pelúcia do brinquedo aceita lavagens. Basta conferir na própria etiqueta, que acompanha o produto. Se for possível, deve-se colocar o bicho de pelúcia na máquina de lavar e acrescentar um pouco de amaciante, para que ele não fique duro, ao secar. Não é aconselhável deixá-lo na centrífuga, pois irá perder o seu formato. Melhor é retirá-lo da água e deixá-lo secar ao sol.

510469 Bichos de pelúcia como limpar.2 Bichos de pelúcia, como limpar Todos adoram abraçar os bichos de pelúcia - o que favorece o ataque de ácaros (Foto: Divulgação)

Após a secagem completa do bicho de pelúcia, é hora de eliminar os ácaros. Para isso, deve-se colocar o brinquedo dentro de um saco plástico grosso, do tipo destinado ao congelamento de alimentos. O bichinho deve ficar congelado, durante 24 horas. A baixa temperatura irá matar os ácaros. Após este tempo, deve-se retirar o bicho de pelúcia congelado do saquinho e escovar seu pelos.

510469 Bichos de pelúcia como limpar.3 Bichos de pelúcia, como limparOs bichos maiores acumulam ainda mais poeira e ácaros (Foto: Divulgação)

É possível, também, lavar superficialmente os bichos de pelúcia. Para isso, basta encher um recipiente com água e sabão em pó e agitar bastante esta água, até que se forme espuma. Com uma esponja, passar tal espuma em todo o pelo do bichinho e, então, retirar o excesso, com um pano úmido. Em seguida, deixar o bicho de pelúcia secando ao sol e, quando estiver bem seco, realizar o processo de congelamento, acima descrito.

Lavagem a seco de bichos de pelúcia

Quando a lavagem não possível, pode-se usar bicarbonato de sódio para limpar pelúcias. Para isso, basta colocar o brinquedo dentro de um saco de tecido ou papel e acrescentar uma ou duas colheres (de sopa) de bicarbonato. Em seguida, o saco deve ser bem agitado, para que o pó se espalhe nos pelos do bicho. Após isso, basta usar um aspirador de pó, retirando todo o bicarbonato. Neste caso, também é aconselhável utilizar o processo de congelamento, para eliminação de ácaros.

510469 Bichos de pelúcia como limpar.4 Bichos de pelúcia, como limparLindos e fotos, mas prejudiciais aos alérgicos (Foto: Divulgação)

É importante informar que, dentre os processos de limpeza de bichos de pelúcia, descritos acima, a limpeza do brinquedo, na lavadora de roupas, não exige tanto o processo de congelamento. Ele pode ser feito, se a pessoa quiser melhorar ainda mais a limpeza da pelúcia. Contudo, ele é mais importante nos processos em que a água não penetra no interior do bichinho.

Conheça outros benefícios do bicarbonato de sódio: Como eliminar os odores da casa

Saiba mais sobre ácaros e alergias: Principais agravantes de alergias respiratórias

 

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.