Menu

Saúde

Atualizado em 19 de fevereiro de 2013, às 9:50 por Marília F. Silva
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefícios do vinho, quais são

A ingestão controlada de vinho pode inibir riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, prevenir o aumento de peso e até proteger contra doenças cardíacas e diabetes. De modo geral, a ingestão diária de até duas taças de vinho, pode resultar em efeitos positivos. Todavia, por ser uma bebida alcoólica não é qualquer um que pode ingeri-la. Saiba mais!

Restrição

582516 409637 Benefícios do vinho, quais são O vinho pode prevenir doenças cardíacas e diabetes, segundo estudo realizado na Holanda. (Foto Divulgação)

No entanto, é preciso ressaltar que não são todos que podem ingerir a bebida. Pessoas com elevadas taxas de triglicérides, problemas com gastrite, diabetes, pancreatite e úlcera gástrica são proibidas de tomar a bebida ou qualquer bebida alcoólica.

Leia mais: Vinho tinto sem álcool ajuda na redução da pressão sanguínea

Os principais benefícios

582516 vinho Benefícios do vinho, quais são O consumo moderado de vinho pode prevenir mulheres contra a osteoporose. (Foto Divulgação)

O resveratrol – substância saudável contida no vinho – pode prevenir consequências negativas do sedentarismo. A afirmação veio de um estudo feito com roedores.  Os animais foram separados em dois grupos, onde somente o primeiro recebia a substância. Aqueles que não receberam o conteúdo desenvolveram resistência à insulina e perda de massa óssea. O restante não apresentou nenhuma consequência.

Veja também: Vinho tinto ajuda a emagrecer

A ingestão de um ou dois cálices de vinho ao dia, pode prevenir mulheres da osteoporose. É o que revela uma pesquisa feita nos Estados Unidos. Os pesquisadores verificaram que os ossos daquelas que bebiam moderadamente tornaram-se mais fracos quando pararam de tomar a bebida, durante duas semanas. E, em menos de 24 horas após retornarem com a bebida, os ossos voltaram ao normal.

582516 vinho 1 Benefícios do vinho, quais são Dois cálices de vinho ao dia pode aprimorar a qualidade de vida. (Foto Divulgação)

O consumo do vinho pode prevenir doenças cardíacas e diabetes, segundo estudo realizado na Holanda. O resveratrol contido na bebida pode reduzir as taxas de glicose no sangue e atenuar a pressão arterial. O mesmo conteúdo ainda é capaz de melhorar o desempenho físico e a força muscular.

Confira ainda: Benefícios do Vinho Para a Saúde

Dois cálices de vinho ao dia podem aprimorar a qualidade de vida. É o que afirma uma análise feita nos Estados Unidos. Segundo a análise, a ingestão da bebida com moderação melhora testes de agilidades, emoção, mobilidade e capacidade de entender na meia-idade.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.