Menu

Saúde

Atualizado em 27 de agosto de 2011, às 20:21
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefícios do Tomate para a Saúde

260702 Benefícios do Tomate para a Saúde 1 Benefícios do Tomate para a Saúde

Para ter uma vida saudável, é necessário ter uma dieta balanceada com muitas verduras, frutas e legumes, além de grãos. Por outro lado, gorduras saturadas, sal, açúcar aliados a uma vida sedentária, podem levar a pessoa a ter doenças crônicas como a diabete, a obesidade, doenças cardiovasculares, a hipertensão, o câncer e a osteoporose. Porém, não é preciso abolir completamente esses alimentos da sua mesa, mas sim diminuir a quantidade ingerida deles.

Mesmo que você não esteja acostumado ou acostumada a comer alimentos saudáveis, é fácil aprender a ingeri-los, principalmente se eles forem usados em receitas saborosas que podem ser encontradas na internet, em revistas ou na televisão. Entre esses alimentos, um dos mais saudáveis e gostosos é o tomate, que faz parte da família das frutas, apesar de muitas pessoas acharem que ele é um legume, por ser comido geralmente durante a refeição principal.

O tomate é suculento e é possível usá-lo de diversas formas: cru, cozido, assado ou frito. Ele fica delicioso em uma salada, em uma pizza, no tempero de carnes ou em molhos para massas. Por isso, ele é uma fruta muito versátil, basta usar a sua criatividade para criar novos pratos com à base de tomates.

260702 Benefícios do Tomate para a Saúde 2 Benefícios do Tomate para a Saúde

O tomate oferece inúmeros benefícios à saúde, pois ele é rico em vitaminas C e E, em ácido fólico, em potássio, em beta-caroteno, em licopeno e em flavonóides. Cada 100g de tomate contém aproximadamente 20mg de vitamina C, 220mg de potássio, 0,015mg de ácido fólico e 0,4UI (Unidades Internacionais) de vitamina E, o que representa 22%, 6%, 4% e 2% do que deve ser consumido diariamente, respectivamente.

A vitamina C é muito importante para a manutenção da saúde, gengivas e vasos sanguíneos e para a prevenção de outras, como a gripe e o escorbuto. Ela também ajuda a formar o colágeno, a absorver o ferro, a reduzir o nível de colesterol e a fortalecer o sistema imunológico.

O tomate ainda é uma ótima fonte de antioxidante, que reduz o risco de asteriosclerose, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

O potássio presente no potássio faz com que haja a redução da pressão máxima e mínima, o que diminui drasticamente o risco de doenças do coração. Para colaborar ainda mais para esse quadro, existe o ácido fólico no tomate que, junto às vitaminas B6 e B12, contribui para que o seu coração seja sempre saudável.

A vitamina E, considerada como o principal antioxidante biológico, reduz a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que causam a asteriosclerose e doenças coronarianas.

260702 Benefícios do Tomate para a Saúde 3 Benefícios do Tomate para a Saúde

O beta-caroteno é responsável por transformar-se em vitamina A à medida da necessidade do organismo. Sem essa vitamina, a pessoa pode sofrer de alterações na pele, cegueira noturna e ulcerações na córnea, que pode levar à cegueira total.

O licopeno é o pigmento vermelho do tomate e é também um ótimo antioxidante, que previne o homem contra o câncer de próstata quando em ação conjunta aos flavonóides, presentes na casca do tomate.

Esses são alguns benefícios do tomate para a saúde. Portanto, não hesite em encher o prato de tomates na hora das refeições. Coma pelo menos um tomate por dia para receber todos os benefícios que ele traz à sua saúde.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.