Menu

Saúde

Atualizado em 22 de agosto de 2011, às 17:50 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele

247052 mulher espuma banho 630 300x147 Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele

Cuidar da pele não é uma tarefa fácil. Nossa pele é agredida diariamente por coisas tão simples que muitas vezes nem percebemos. Sol, frio, vento, maquiagem,  clima seco e até a alimentação podem influenciar na saúde e beleza da sua pele, é por isso que ela precisa ser bem tratada para resistir ao tempo sem sofrer danos maiores no futuro.

Um dos problemas de pele mais conhecidos é a acne, popularmente chamada de espinhas. A acne nada mais é do que uma infecção que atinge a unidade pilossebácea que se caracteriza pela presença de comedes abertos (os cravos pretos) e comedes fechados (cravos brancos). Ela ocorre por uma série de fatores, como o aumento da secreção sebácea, obstrução do folículo pilossebáceo, alteração da flora bacteriana da pele, reação inflamatória local, influência hormonal e emocional, além do uso de cosméticos inadequados.

247052 aroeira2 Benefícios do Sabonete de Aroeira para a PeleO tratamento de espinhas com sabonete de Aroeira é um dos mais indicados pelos dermatologistas, por ser um dos tratamentos mais eficientes, porém menos agressivo. A aroeira, popularmente conhecida como Aroeira Vermelha é uma planta da flora brasileira muito rica em Tanino, que age como adstringente sobre a pele e mucosas, fechando os poros e combatendo manchas, cravos e espinhas, e contraindo a pele superficialmente. O sabonete de Aroeira deixa a pele mais seca e livre de impurezas causando uma sensação de renovação da pele.  Indicado no combate a inflamações e ferimentos de difícil cicatrização como a psoríase, além de manchas, rugas, ferimentos, coceira, frieiras e até mesmo rachaduras.  A planta possui ação regeneradora dos tecidos e é útil em escaras, queimaduras e problemas de pele, e como se fosse pouco ainda, possui ação adstringente, tônica, estimulante e cicatrizante, trata de afecções uterinas, é antioxidante e antiinflamatória.

Além de utilizar o sabonete de Aroeira você deve tomar outros cuidados com a sua pele, como utilizar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados ou frios. Ele deve ser passado 30 minutos antes da exposição ao sol, e a reaplicação do produto deve ser feita a cada três horas ou sempre que houver necessidade. Pessoas com pele mais oleosa e/ou acneica devem escolher para o rosto um protetor solar tipo gel / gel-creme / loção livre de óleo (oil free) e, para o corpo podem utilizar uma loção cremosa. Os horários recomendados para se expor ao sol são antes das 10h e após as 16h, sempre com a proteção do filtro solar.

Após a exposição solar a pele deve ser hidratada, pois esta exposição acaba ressecando a pele e deixando um pouco mais “grossa”, os cremes hidratantes têm a função de devolver a umidade natural da pele.

O ideal é tomar banho em água morna mesmo no inverno, a água quente remove a camada lipídica natural de proteção da pele. O uso excessivo de sabonetes também pode remover esta camada de lipídeos que protege a pele.

247052 pele bonita 300x247 Benefícios do Sabonete de Aroeira para a PeleOutro cuidado que deve ser tomado com a pele é a remoção de maquiagens, principalmente no caso das mulheres que adoram utilizar destes artifícios para se sentirem mais bonitas e atraentes. Muitas vezes a maquiagem é esquecida e ao permanecer na pele ela se orna uma fonte de impurezas podendo ocasionar a acne, portanto, não se esqueça de usar um demaquilante que não contenha álcool, depois lave o rosto com um sabonete neutro e depois utilize um tônico ou um hidratante facial em creme ou gel, dependendo do seu tipo de pele.

Seguindo estas dicas e usando o sabonete de Aroeira você terá uma pele sempre bonita e saudável.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.