Menu

Saúde

Atualizado em 26 de outubro de 2012, às 9:19 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefícios do riso para a saúde

Todo mundo sabe que o riso faz bem para a saúde, mas nem todos sabem explicar seus efeitos positivos no organismo. Fique por dentro do assunto.

Que o riso é uma excelente maneira de extravasar o estresse, todo mundo sabe, porém a grande notícia é que, segundo pesquisadores do assunto, os efeitos benéficos de dar boas risadas durante o dia podem ser maiores do que se imaginava.

533229 O riso traz mais benefícios para a saúde do que se pensava. Benefícios do riso para a saúdeO riso traz mais benefícios para a saúde do que se pensava. (Foto: divulgação)

Além de interferir diretamente na secreção de vários hormônios, ajudando a relaxar o corpo e diminuindo a tensão, o riso auxilia na manutenção de uma boa pressão arterial, além de influenciar diretamente o sistema imunológico. Confira essas e muitas outras vantagens para encontrar mais diversão no dia a dia e conheça os benefícios do riso para saúde.

Entenda como funciona a terapia do riso.

Sistema imunológico

A risada é uma ferramenta poderosa, que funciona como uma válvula de segurança contra o estresse. O sorriso é capaz de diminuir a concentração sérica dos hormônios relacionados ao estresse, como resposta biológica às situações de perigo. O resultado é que, além da sensação de bem estar, a supressão do sistema imunológico que aconteceria naturalmente na presença desses hormônios, acaba sendo inibida e o organismo se torna mais potente para combater infecções de todos os tipos.

Estudos indicam que a felicidade e o bem estar estão diretamente relacionados com os níveis sanguíneos de uma das células de defesa mais potentes do organismo, chamadas de “natural killers” (NK), ou “assassinas naturais”. Essas células são capazes de destruir praticamente qualquer patógeno ou célula (exógena ou do próprio indivíduo) que possua alteração. Entre os diversos benefícios das células NK, está o combate de células cancerosas e infectadas por vírus.

Saiba mais sobre a função das células natural killers em soropositivos.

533229 Dar risada ajuda a controlar a pressão arterial. Benefícios do riso para a saúdeDar risada ajuda a controlar a pressão arterial. (Foto: divulgação)

Controle da pressão arterial

Outra vantagem em inibir a secreção de determinados hormônios é que não ocorre uma hiperestimulação na produção de plaquetas, que poderia causar o entupimento de vasos importantes. A pressão arterial se mantem estável, uma vez que, sem a vasoconstrição e redirecionamento do fluxo sanguíneo, causada pelos hormônios do estresse, o volume sanguíneo se torna melhor distribuído entre a circulação periférica e central.

Saúde do sistema respiratório

Dar risada pode provocar um quadro de soluço e tosse, que são responsáveis por limpar todo o trato respiratório e expelir os tampões mucos, que podem ser fontes de cultura de bactérias. A enzima deimunoglobulina A salivar, responsável por defender o organismo contra patógenos que entram em contato com o trato respiratório, é estimulada.

Queima de calorias

A boa notícia para quem deseja perder peso é que, segundo os pesquisadores, rir cem vezes equivale a dez minutos de exercício no aparelho de remo seco, ou quinze minutos de bicicleta ergométrica. Outra vantagem é que, ao dar risada, não apenas a musculatura da face é trabalhada, como também a do diafragma, abdome, costas e pernas, funcionando como uma verdadeira sessão de ginástica.

533229 100 sorrisos equivalem a 15 minutos de bicicleta. Benefícios do riso para a saúde100 sorrisos equivalem a 15 minutos de bicicleta. (Foto: divulgação)

Está mais que comprovado que o riso faz bem para a saúde. Além de influenciar diretamente no funcionamento do sistema endócrino, dar risada é uma atividade simples, porém capaz de trazer inúmeros outros benefícios para a saúde.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.