Menu

Saúde

Atualizado em 15 de fevereiro de 2013, às 10:35 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefícios do pimentão para saúde

O pimentão é um vegetal com sabor bastante característico, que agrada o paladar de várias pessoas enquanto é detestado por muitos. Conheça seus benefícios para saúde.

O pimentão possui um sabor característico que é sempre bem notado, até mesmo quando são utilizadas quantidades mínimas. Isso não dá margem para um meio termo e, ou as pessoas adoram esse vegetal, ou detestam. Entretanto, o que muita gente não sabe é que, além de ser um ingrediente capaz de dar mais sabor e vida a qualquer prato, sem que seja necessário o uso de sal ou condimentos industrializados, essa fruta oferece várias vantagens ao organismo. Conheça mais sobre os benefícios do pimentão para saúde.

Aprenda a preparar nhoque com pimentão e bacon.

579957 O pimentão possui sabor bastante característico e dá vida aos pratos. Benefícios do pimentão para saúdeO pimentão possui sabor bastante característico e dá vida aos pratos. (Foto: divulgação)

Combate aos radicais livres

Por ser rico em substâncias como vitamina C e A, dois poderosos antioxidantes, o pimentão ajuda a combater os radicais livres com bastante eficiência, prevenindo inúmeros problemas de saúde causados pela lesão tecidual decorrente dessas moléculas instáveis, como é o caso da aterosclerose, doenças cardíacas, catarata, artrite e até mesmo câncer.

Menor risco cardiovascular

Devido a suas altas concentrações de vitamina B6 e ácido fólico, o pimentão auxilia na redução dos níveis de homocisteína secundária ao processo de metilação, e que acaba sendo convertida em outras moléculas não maléficas. De acordo com os estudiosos no assunto, o nível elevado dessa substância no organismo é uma das principais causas de degradação dos vasos, se associando a problemas cardíacos como o infarto agudo do miocárdio.

579957 É possível preparar pratos deliciosos e com sabor característico. Benefícios do pimentão para saúdeÉ possível preparar pratos deliciosos e com sabor característico. (Foto: divulgação)

Outra vantagem que garante ainda mais proteção ao sistema cardiovascular são as fibras, presentes em concentrações elevadas no pimentão e que ajudam a diminuir ainda mais a colesterolemia, que é um fator de risco para doenças do coração.

Conheça alguns alimentos que ajudam a queimar calorias.

Proteção contra o câncer

Um dos poucos alimentos que possui altas concentrações de licopeno é o pimentão vermelho. Pesquisas indicam que o consumo dessa substância carotenoide é inversamente proporcional à ocorrência de câncer de próstata, colo de útero, bexiga e de pâncreas. Os benefícios não param por aí, pois a fibras presentes no pimentão ainda ajudam a diminuir os riscos de câncer de cólon por reduzir as áreas de contato da mucosa gastrintestinal com substâncias cancerígenas.

Confira uma deliciosa receita de pimentão recheado com linguiça e arroz.

579957 O pimentão é uma boa opção para quem quer proteger o sistema cardiovascular. Benefícios do pimentão para saúdeO pimentão é uma boa opção para quem quer proteger o sistema cardiovascular. (Foto: divulgação)

O pimentão é um vegetal com sabor bastante característico, que agrada o paladar de várias pessoas enquanto é detestado por muitos. Entretanto, o que muita gente desconhece é que, além de embelezar os pratos e até mesmo substituir o uso de condimentos industrializados, o pimentão proporciona vários benefícios à saúde e por isso merece ser incluído na dieta.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.