Bem Estar

Benefícios do palmito para a saúde

Por Redacao

O palmito é um caule, da família das hortaliças. É um alimento muito saboroso, retirado do miolo de algumas espécies de palmeiras e está presente em diversos tipos de alimento. Desde o pastel de feira, até a pizza ou a salada, é possível encontrar o palmito e quem não abra mão desse alimento, que é comercializado, normalmente, conservado em salmoura e industrializado, podendo ser encontrado em qualquer mercado.

Infelizmente, a extração do palmito acaba causando a morte de algumas das palmeiras, como a Içara ou Jussara (que fornecem o palmito Jussara), sendo necessário desenvolver uma política de cultivo para que a planta continue existindo. Mas em outros casos, como o do palmito pupunha, a planta não morre com a sua extração.

Benefícios do palmito para a saúde

 

Benefícios do palmito para a saúde

Nutrientes do Palmito

O palmito é pouco calórico e quase não apresenta gorduras, sendo muito saboroso, uma excelente opção para dar aquele toque diferente para a sua salada. Ele também fornece cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C, sendo também uma fonte de fibras. Uma porção de 100g de palmito, geralmente, apresenta os seguintes valores nutricionais: 23Kcal, 4,3g de carboidratos, 1,8g de proteínas, 3,2g de fibra alimentar e 514mg de sódio.

Benefícios do palmito para a saúde 2

Ótimo para a Saúde

É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos. O potássio presente no palmito ajuda a controlar a pressão arterial. Mas é preciso ficar atento ao seu consumo: não podemos esquecer que o palmito é conservado em salmoura, se transformando em uma fonte de sódio! Portanto, nada de exagerar, principalmente se você tem pressão alta. Mas, se for possível comprar o palmito in natura, não há restrições.

Benefícios do palmito para a saúde 1

Conservando o Palmito

Para garantir a qualidade do palmito que você vai consumir lançaram o selo Palmito Seguro, que garante a procedência e a conservação do palmito que você vai comprar, além de garantir que a extração daquele palmito respeitou as normas ambientais. Na hora de comprar, prefira o palmito em vidro, pois é mais fácil ver se o produto está bom. Um conselho é observar a cor do líquido da salmoura, que deverá estar claro e límpido. Não pode estar nem mesmo esbranquiçado para não haver riscos de contaminação.

Para o palmito enlatado, a lata não pode estar estufada, amassada e nem apresentar sinais de ferrugem. Uma medida interessante, impressa nos rótulos por determinação do Ministério da Saúde apesar do palmito em conserva estar pronto para o consumo, é ferver esse palmito por 15 minutos, seja na própria água da conserva ou em água limpa, para evitar a possibilidade de contaminação por botulismo já que há a chances de existirem toxinas no palmito.

Já o palmito in natura deve ser higienizado como qualquer outra verdura, mas tome muito cuidado no local onde você realiza a compra dele nessa situação: em muitos mercados do interior, em regiões próximas à floresta amazônica, o palmito é extraído e comercializado ilegalmente e sem os devidos cuidados em relação a sua conservação.

Aproveite todos os benefícios do palmito acrescentando esse alimento em suas saladas, carnes e até mesmo fazendo pratos inteiros com ele, como tortas!

Recomendado para você
Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Bem Estar

Festa Junina em Pernambuco 2017 – Programação de Shows

Comentários
  1. Marcos disse:

    Otimo ^^ Pra Quem Gosta De Palmito Diz ai Os Beneficios E Etc..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *