Bem Estar

Chá Verde, conheça os benefícios

Saiba tudo sobre o chá verde, conheça os benefícios e descubra como a bebida pode contribuir com a saúde. Nessa matéria, iremos falar sobre as principais propriedades medicinais da erva e oferecer bons motivos para você inclui-la no cardápio.

Chá Verde, conheça os benefícios. (Foto: Divulgação)

O chá verde veio diretamente do Oriente para conquistar a preferência dos brasileiros. Embora tenha um sabor amargo, a bebida tem contribuído com o emagrecimento e também ajudado a ter uma vida mais saudável. O chá é preparado com folhas de Camellia Sinensis, uma planta que também dá origem ao chá preto, branco e vermelho.

Considerado uma bebida milenar, o chá verde tem forte influência na cultura chinesa. Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C, o imperador Shen Nung costumava tomar água fervida em busca de longevidade. Certa vez, folhas voaram e caíram na sua xícara. Ele gostou tanto da infusão que definiu como “a bebida dos deuses”.

A mitologia chinesa acertou em cheio, afinal o chá verde realmente possui uma composição poderosa. A bebida tem altas concentrações de substâncias antioxidantes, como catequinas, os carotenóides e os flavonoides. Também é rica em cafeína (estimulante) e teofelina (vasodilatador).

Leia mais: Chá verde: contra-indicações

Chá Verde, conheça os benefícios

O chá verde ajuda a perder peso. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir mais detalhes sobre o chá verde, conheça os benefícios e veja como prepará-lo adequadamente:

Ajuda a emagrecer

chá verde auxilia na perda de peso por acelerar o metabolismo. Para isso, ingira uma xícara antes do almoço e jantar, além de apreciar a bebida em jejum. Além disso, esse chá é considerado desintoxicante, digestiva e diurética.

“Ele provoca uma sensação de saciedade. Mas quem quer perder peso não deve substituir uma alimentação equilibrada pela bebida. O ideal é fazer uso do chá em conjunto com uma dieta saudável, pobre em gordura e açúcares, além de alguma atividade aeróbica”, explica a médica ortomolecular Luciana Granja.

Previne doenças crônicas

O chá verde é um potente antioxidante, por isso ele consegue combater os radicais livres e previne uma série de doenças, como câncer, cardiopatias e diabetes.

Melhore o seu humor tomando chá verde. (Foto: Divulgação)

Melhora o humor

A teanina, presente na composição do chá verde, é um aminoácido que estimula a produção de serotonina. Esse neurotransmissor, por sua vez, está relacionado a sensação de bem estar, prazer e felicidade.

Contribui com a digestão

O chá aumenta o suco gástrico e melhora o funcionamento do intestino, facilitando dessa forma o trabalho do sistema digestivo.

Protege o cérebro

Alguns estudos revelam que o chá verde protege a cognição, ou seja, reduz as chances de doenças ligadas ao declínio da mente. A bebida também consegue afastar os principais tipos de demências.

Fortalece o sistema imunológico

Os nutrientes que compõem o chá verde melhoram o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo assim infecções e inflamações.

Como fazer chá verde?

Aproveite os benefícios do chá verde. (Foto: Divulgação)

Coloque um litro de água para ferver. Quando o líquido começar a borbulhar, acrescente duas colheres de sopa de chá verde seco. Tampe o recipiente e deixe abafar por cinco minutos. Coe e o chá está pronto para beber.

É importante que você pesquise mais sobre chá verde, conheça os benefícios e acrescente a infusão ao cardápio. No entanto, cuidado para não exagerar na ingestão da bebida. O consumo em excesso e o chá muito concentrado pode levar a gastrite, devido à cafeína. O ideal é consumir a infusão em pequenas doses e combinada com um cardápio balanceado.

Recomendado para você

Beleza

Cirurgia Plástica Gratuita | Cirurgia Estética Grátis

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Bem Estar

Cuidados necessários com as orelhas furadas

Bem Estar

Fazer convite de casamento passo a passo

Comentários

44 respostas para “Chá Verde, conheça os benefícios”

  1. debora disse:

    Ola! Gostaria de saber se é normal ter diarreia com cha verde?

  2. ANDREIA CRISTAINE SILVA BARBOSA SILVEIRA disse:

    eu queria saber se tomar o cha ele tira sono pois dormia igual pedra e tomando o cha ,nao consigo dormir a noite toda ,e se ele tem alguma restriçao ao tomar quando estiver menstruada

  3. Edilucia mendes disse:

    Quero saber se existe algum tipo de chá se melhora a textura da pele e dos cabelos deixandos ambos, bem bonitos? Mais eu gostei muito das dicas do chá verde.

  4. Magda disse:

    Melhor ainda é o chá verde concentrado solúvel.

  5. ANGELANOBRE disse:

    EU GOSTARIA DE TOMAR ESTE CHA POIS SOU MUITO GORDA E TENHO VARIOS PLOBLEMAS DE SAUDEPOR MOTTIVO DA OBESIDADE O MAIS MUITO OBRIGADO

  6. MTJac disse:

    Cici, basta seguir as instruções passadas no texto.

  7. cici disse:

    gostaria de saber por quanto tempo posso tomar o chá verde e à que horas é melhor tomá-lo.

  8. ladjane da silva andrade disse:

    ola ouvi na televisao que o cha verde cauza sistema nervozo e vedade meu nome e ladjane quero que voces min tire esta duvida obrigado

  9. Elias disse:

    quer emagrecer com cha verde, segue receita, tome 1 xicara de manha e corra 10 km, 1 xicara a tarde e corra 20km, final de semana va trabalhar de servente de pedreiro, em 1 mes voce ta esbelto, deu certo pra mim, é infalivel, pode crer!!!

  10. Ronaldo Aparecido de Campos disse:

    Estou com glicemia alta triglicers alto gostaria de saber se o chá verde podera me ajudar no tratamento para reduzir o nivel aguardo a resposta (em capsula tera o mesmo efeito)

  11. Daniela disse:

    Quem tem pressão arterial alta pode tomar chá verde? pode alterar mais?

  12. Lourdes disse:

    Comprei um pacote de cha verde , produto japones por nome YAMAMOTOYAMA , MAS NÃO FALA O NOME DAS ERVAS, PODEM ME AJUDAR?? COMPREI TB UMA CX DE CHA 3 BLLERINA NOME DAS ERVAS CASSIA ANGUSTIFOLIA GOSTARIA DE SABER PARA QUE SERVE ESSA ERVA..

  13. Joao disse:

    Procure um médico, só ele poderá lhe responder isso. Cada caso é um caso.

  14. Edivanklin disse:

    Tenho pressão alta posso tomar o cha verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *