Menu

Saúde

Atualizado em 25 de julho de 2013, às 8:25 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefícios do chá branco: quais são

O chá branco oferece mais benefícios para a saúde do que o chá verde. Saiba mais sobre o assunto.

Muito famosos na medicina oriental, o chá verde e o chá branco se tornaram muito populares nos últimos anos. Tudo isso graças às pesquisas relacionadas aos seus resultados e benefícios para a saúde. No Brasil, essas bebidas fazem parte da dieta de muitas pessoas, que são preocupadas com a saúde e a boa forma. Saiba mais sobre quais são os benefícios do chá branco.

644744 O chá branco oferece o dobro de benefícios se comparado ao chá verde. Foto divulgação Benefícios do chá branco: quais são O chá branco oferece o dobro de benefícios se comparado ao chá verde. (Foto: divulgação)

Chá branco

O chá branco é ainda pouco conhecido no Brasil, mais o fato é que é mais poderoso que o chá verde. Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios, como a queima de gordura corporal.

Segundo pesquisas o chá branco pode auxiliar para a perda de peso. A cafeína e outras substâncias presentes na infusão alteram o funcionamento do metabolismo, aumentando a queima de calorias em até 7%. A versão em pó da bebida contém excelentes doses de nutrientes fundamentais para o organismo, como potássio, ácido fólico, manganês e vitaminas K, C, B1 e B2. Já a infusão, contém menores quantidades dessas substâncias.

644744 O chá branco é muito conhecido. Foto divulgação Benefícios do chá branco: quais são O chá branco é muito conhecido. (Foto: divulgação)

Benefícios do chá branco

1. Contra bactérias: o chá branco ajuda a eliminar os organismos oportunistas, como as bactérias causadoras de cáries e pneumonia. Uma pesquisa feita pela universidade pace mostrou que os responsáveis por essa ação são os polifenóis presentes nessas bebidas.

2. Coração saudável: o chá é rico em tanino, uma das moléculas mais abundantes na infusão, reduz as taxas de LDL, colesterol ruim, um dos responsáveis por provocar problemas cardíacos como aterosclerose e enfarto.

Modo de preparo e consumo

  • Como preparar: deixe a água ferver e desligue o fogo. Espere três minutos e coloque as folhas. Deixe tampado por alguns minutos e beba logo após o preparo, já que o ar destrói parte dos componentes ativos.
  • Modo de consumo: o ideal é consumir pelo menos três xícaras ao longo do dia. Por ser mais adocicado e leve não é necessário adoçar. O açúcar além de alterar o sabor da bebida, pode roubar alguns dos efeitos medicinais. O chá branco é rico em cafeína então deve-se evitar o consumo depois das 18 h para que não interfira no sono.

    644744 Aposte no consumo desse chá. Foto divulgação Benefícios do chá branco: quais são Aposte no consumo desse chá. (Foto: divulgação)

Existem algumas diferenças entre o chá branco e chá verde, sendo que o primeiro oferece muito mais benefícios para a saúde que o segundo. O chá branco deve ser consumido corretamente para que seus benefícios sejam eficazes. Adote esse medicamento natural e proteja sua saúde.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.