Saúde

Benefícios do arroz integral

Por Redacao

O arroz é um cereal fundamental na alimentação de quase todos os brasileiros e de milhões de pessoas em todos os países. A China é o maior produtor e consumidor de arroz do mundo. Na maioria dos lares brasileiros, a mistura típica de arroz com feijão é a base da alimentação familiar praticamente todos os dias. Mas a maioria das pessoas consome apenas o arroz branco, refinado, e muitas até mesmo desconhecem a existência dos Benefícios do arroz integral. É preciso conhecer os benefícios para a nossa saúde de uma alimentação que inclua o arroz integral para podermos escolher o que iremos comer no nosso dia a dia.

Benefícios do arroz integral

Benefícios do arroz integral

O arroz branco só surgiu com o desenvolvimento da indústria, antes disso apenas a casca era retirada antes do processo de cozimento. Podemos dizer que esse procedimento é puramente estético, já que o arroz branco fica ‘mais bonito’ do que o arroz integral. Mas se quisermos pensar na nossa saúde, devemos reconsiderar esses conceitos.

O arroz branco acaba perdendo até 75% do seu valor nutritivo no processo de refinamento. Já o arroz integral só tem a sua casca retirada, sem passar por polimentos, mantendo a película que deixa sua cor mais escura e que é onde se concentram a maior parte dos nutrientes, além de apresentar um sabor mais acentuado e uma textura que fica mais firme depois de preparado para o consumo.

Por não ter essa película retirada, o arroz integral conserva uma quantidade maior de nutrientes e se mantém como um grão vivo, que pode germinar caso seja plantado. Dentre os nutrientes que o arroz integral possui em quantidades consideráveis, podemos citar diversas vitaminas (A, B1, B2, B6, B12), provitaminas C e E, hidratos de carbono, óleos, proteínas, fósforo, ferro, zinco, cálcio entre outros! Independente do tipo, o arroz continua sendo uma das principais fontes de carboidratos (e energia) para o ser humano.

Substituir o arroz branco pelo arroz integral na sua dieta só traz benefícios para o organismo. E ainda, com o arroz como fonte desses nutrientes fica mais fácil garantir que nosso corpo não apresentará doenças pela ausência, por exemplo, de vitamina A, já que o arroz está sempre presente na nossa alimentação, diferentemente de outras fontes desses nutrientes.

Benefícios do arroz integral
Os nutrientes do Arroz são fundamentais para nossa saúde.

Pesquisas mais recentes indicam que o arroz integral pode ser relacionado a quantidades menores de colesterol no organismo. A presença de uma quantidade maior de fibras no arroz integral auxilia o funcionamento do sistema gastrointestinal, regulando o intestino e promovendo a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. Uma dieta rica em fibras é muito indicada para pessoas que querem emagrecer. A vitamina A auxilia o sistema nervoso, protegendo e melhorando o seu funcionamento.

O arroz integral também auxilia o tratamento de alergias e atua como purificador do sangue. Para os diabéticos, o arroz integral pode ser uma parte importante da alimentação, já que auxilia no metabolismo da glicose.

Nós podemos encontrar nos mercados três tipos de arroz integral: O cateto, o agulha e o arroz vermelho. A diferença entre eles é apenas estética, as propriedades nutricionais desses três tipos de arroz são muito parecidas. A preparação é igual a preparação do arroz comum, mas você pode descobrir novos elementos que combinem com o sabor diferenciado do arroz integral e aproveitar todos esses benefícios com muito mais prazer.

Recomendado para você

Saúde

Chá Calmante Para Dormir

Saúde

Tratamento Odontológico Gratuito em SP – Dentista Gratuito

Saúde

Receitas para Anemia Ferropriva

Saúde

Alimentos que Contém Ferro para Anemia

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *