Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefícios das Folhas Verdes

A busca por uma alimentação saudável aumentou bastante nos tempos de hoje. Todos querem manter uma alimentação saudável e regrada, não apenas para manter um corpo equilibrado, mas também para evitar doenças e prolongar a vida estendendo sua qualidade ao máximo.

Por excesso de alimentos industrializados e fast-foods ao mesmo tempo em que são perfeitos para uma rotina corrida, com seu tempo de preparo cronometrado falha na hora de fornecer os nutrientes necessários e diários para a dieta de qualquer ser humano.

Outro problema que aflige não só o Brasil, como o mundo é a obesidade infantil, ela se da pela má alimentação e o sedentarismo por parte das crianças das novas gerações, com a variedade deliciosa de comidas industrializadas, biscoitos recheadas postos a sua disposição, agregando o fator de que as brincadeiras estão cada vez mais eletrônicos, as crianças se divertem movimentando apenas os dedos e apertando botões.

Isso não é só uma preocupação estética pois a saúde das crianças ficam comprometidas desde cedo, com doenças que não deveriam ter ainda tão jovens, como; diabetes, colesterol em taxas elevadas, hipertensão e etc.

Uma maneira simples e eficaz de resolver este problema é mantendo uma alimentação balanceada, guardando as guloseimas para eventualidades e não utilizando no dia-dia para tapar o buraco que a falta de tempo deixa na rotina de muitas pessoas.

A alimentação com folhas verdes é essencial para manter o equilíbrio do corpo, pois contem fibras e são extremamente de baixas calorias. Existe até as que contem muito beta-caroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio. Vamos conhecer alguns benefícios das folhas verdes e colocá-las de uma vez por todas em nosso cardápio diário.

A alface: é talvez a folha mais usada no Brasil para saladas no dia-dia. A alface contém poucas calorias, e saciam a fome, alem de serem ricas em fibras que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, e apresentam pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo. Possui também ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo.

A rúcula: ela estimula o apetite, e é nutricionalmente rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Alem de conter também ômega 3 e é pobre em calorias. Perfeita para uma alimentação saudável e sem excessos de calorias.

O agrião: é um vegetal de baixo teor calórico, com 22 calorias em cada 100 gramas.é eleito como uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele.

Proporciona ainda vitaminas do Complexo B (responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C. Contem sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro que são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, auxiliam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão relacionados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.

A couve: é rica em Cálcio, Fósforo e Ferro e minerais fundamentais para à formação e manutenção de ossos e dentes e à proteção do sangue. Contém ainda vitamina A, essencial à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que a funções de proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Contem grande quantidade em fibras, que são boas para a asma e bronquite. Além disso, a couve é ótima para auxiliar o combate de doenças do fígado, como a icterícia e os cálculos biliares, assim como os cálculos renais, e etc.

O almeirão: contém baixo teor calórico porem rico em minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro e vitaminas A, do Complexo B, e ainda, em menor quantidade, vitamina C.

os minerais  são de extrema importância, pois contribuem para a formação de ossos, dentes e auxiliam na proteção do sangue. A vitamina A é boa para visão, e as vitaminas do Complexo B evitam problemas de pele e auxiliam no crescimento e, a vitamina C dá resistência aos tecidos e protege o organismo contra infecções.

Estas são apenas umas das vantagens de consumir verduras, pois, existe uma enorme variedade de folhas verdes que sem duvida irão agradar o seu paladar e fazer um bem sem tamanho a sua saúde e de seus filhos se aplicada corretamente em todas as refeições, entrando em equilíbrio com uma alimentação mais saudável sem alimentos gordurosos e com baixo teor nutritivo.

Vale lembrar que molhos gordurosos para salada são de péssimo gosto, pois deixam o alimento com altas taxas calóricas, não valendo de nada o seu consumo com a intenção de uma dieta balanceada.

Agora que sabe os benefícios desses alimentos maravilhosos, coloque em seu cardápio diário e estejam certos de uma alimentação rica em vitaminas, fibras, cálcio e etc. Certamente trará qualidade de vida e melhor desempenho ao seu corpo.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL