Benefícios da Vida Vegetariana para a Saúde

PUBLICIDADE

Nos dias de hoje, cada vez mais pessoas estão se adaptando ao vegetarianismo, ou seja, se tornando vegetarianas. O maior motivo é a não aceitação de qualquer tipo de carne eu seu cardápio, como carne de boi, de peixe, porco, frutos do mar, carneiro, frango, nem qualquer alimento derivado. Pois é respeitado os direitos dos animais. O cardápio é focado especialmente nos produtos de origem vegetal, consumo de laticínios ou ovos.

Existem seis tipos de vegetarianismo: semivegetarianismo, Ovolactovegetarianismo, Lactovegetarianismo, Ovovegetarianismo, Vegetarianismo semiestrito e Vegetarianismo estrito. No primeiro, a dieta não é totalmente vegetariana, apenas é feita a exclusão da carne vermelha, mas a carne branca ainda é presente. No segundo, a dieta abrange alimentos de origem vegetal, ovos, leite e seus derivados. No terceiro, a dieta contém alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados, porém as pessoas que fazem parte deste regime não consomem qualquer tipo de carne. No quarto, a receita é feita apenas de alimentos de origem vegetal e ovos, não tendo derivados nem carne. No quinto, é a dieta que exclui todos os alimentos de origem animal, com a exceção do mel. No sexto, é a qual exclui todos os alimentos derivados de animais.

A alimentação vegetariana é muito saudável e faz bem a saúde. Muitos sites na internet trazem receitas que podem ser feitas apenas com os alimentos de origem vegetal, como por exemplo, o http://www.livrodereceitas.com e http://www.portalnatural.com.br que trazem muita variedade de pratos que podem ser feitos apenas com os alimentos vegetais e ficam muito bons.  Tem de tudo, é só escolher o que você gostou mais e prepara – lo para toda a sua família.

PUBLICIDADE

Os benefícios da vida vegetariana, é que as dietas contêm muitas vitaminas, carboidratos, magnésio, fibras dietéticas, potássio e além de tudo possuem uma baixa proporção de gordura saturada e colesterol.  O que faz com que a sua vida seja muito mais saudável. Para suprir a carência das vitaminas que estão presentes em alimentos de origem animal, é preciso ingerir outros alimentos, como carne de soja.

Os vegetarianos precisam fazer exames de sangue e consultar seu nutricionista com freqüência para saber se sua dieta está suprindo a necessidade do organismo. Mas se você segue a risca o que seu nutricionista indica, sua alimentação está suprindo as necessidades do organismo, assim não terá problemas de saúde. Porém, os vegetarianos precisam ter um cuidado especial quanto à vitamina B12, cálcio e o ômega 3, pois a dieta normalmente não oferece.

Vários fatores contribuem para que uma pessoa se torne vegetariana, como questões religiosas, não gostar de carnes ou até mesmo a luta a favor dos animais. As vantagens de se tornar vegetariano, são bem aparentes, faz com que você tenha uma ótima saúde, pois vai livrar – lhe do colesterol e gorduras desnecessárias, evita alguns tipos de câncer, reduz a possibilidade de problemas cardiovasculares e o jeito que os animais criados para consumo humano são alimentados. Quanto ao fator da ecologia, o vegetariano faz com que seja racionalizada a utilização dos recursos naturais. No fator referente à ética, o vegetariano não deixa o ser humano ser superior aos animais, assim, não podendo lhes tirar a vida. Já na questão da economia, os vegetarianos gastam bem menos que os consumidores de produtos de origem animal.

Contudo, pode – se observar que o vegetarianismo é algo saudável e ético, pois não aceitam que os animais sejam alimentos para os humanos. Com as comidas vegetarianas, é possível ter a sua saúde sempre em ordem. Por isso se possível e se você preferir, opte pela alimentação vegetariana, você se sentirá bem melhor e mais bem disposto.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.