Benefícios Da Terapia Em Grupo

PUBLICIDADE

A terapia em grupo tem se revelado fundamental no tratamento de doenças psicológicas, permitindo que as pessoas compartilhem experiências para adquirir novas lições com isso tudo. O envolvimento humano com certeza ajuda cada participante da terapia a avaliar os seus problemas e buscar identificação dentro do grupo.

Muitos estudos ainda são realizados a respeito da terapia em grupo para ressaltar os seus benefícios e demonstrar a forma mais adequada de conduzir esse tipo de atividade coletiva. Não se trata de um debate, mas sim de uma roda de acolhimento, onde um psicólogo começa a estimular os participantes a se abrirem e a aliviar um pouco das dores emocionais.

Os indivíduos que participam de uma terapia em grupo usufruem de relações que estimulam a percepção e análise do seu percurso. É natural depois do primeiro encontro levantar questionamentos sobre si mesmo, sobre suas dores e traçar um paralelo com a situações que também foram apresentadas na terapia.

PUBLICIDADE

A base que qualquer terapia em grupo é o compartilhamento de experiências e normalmente as pessoas que participam do círculo possuem dificuldades em comum. Por exemplo, pessoas que estão abandonando a vida narcótica ou que sofrem de algum transtorno psicológico. No encontro o indivíduo passa a desfrutar do sentimento de que não está sozinho, há também outras pessoas que sofrem do mesmo problema que ele ou até pior.

São inúmeras as contribuições da terapia em grupo, melhorias que as sessões individuais com um psicólogo não são capazes de proporcionar. Na reunião os participantes possuem total liberdade para colocar em discussão tudo aquilo que lhe parece perturbador e o terapeuta tem como objetivo conduzir todos os depoimentos do grupo da melhor forma possível.

O método de psicoterapia pode ser aplicado de diferentes maneiras, sempre procurando expor os problemas e dividir bem o tempo das reuniões em grupo. Não são todas as pessoas que se sentem a vontade para dar depoimentos, algumas preferem ficar em silêncio e apenas escutar os discursos dos outros participantes para depois avaliar o seu caso. À medida que o indivíduo adquire intimidade com o seu grupo de terapia, ele vai adquirindo coragem de expor as suas dores.

O processo terapêutico em grupo ajuda a despertar sensações no indivíduo em tratamento, estímulos que numa relação teraupeuta-paciente não é possível. O interessante das reuniões é que os participantes procuram se ajudar, passam a ter preocupação um com os outros e comemoram as pequenas melhoras que são comentadas nos encontros.

Três etapas essenciais caracterizam a terapia em grupo, são elas: em primeiro lugar a avaliação dos motivos do paciente, em segundo lugar uma preparação individual e por fim a entrada no grupo para o tratamento de acordo com as regras. É importante que o paciente não falte aos encontros.

São inúmeros os benefícios da terapia em grupo, entre os quais se destacam:

PUBLICIDADE

– uma ótima oportunidade para compartilhar experiências e desabafar as dores;

– o grupo oferece uma sensação de amparo e acolhimento;

– permite que o indivíduo em tratamento observa e aprenda com os depoimentos;

– ajuda a criar grandes laços de amizade;

– contribui com o sentimento de identificação;

– permite examinar os próprios sentimentos e comportamentos;

– o ambiente é confidencial e todos conversam numa posição de igualdade;

– trabalham juntos para encontrar soluções de questões pessoais que são colocadas nos depoimentos;

– Os assuntos levantados pelos participantes são contextualizados e assim permite refletir mais claramente sobre o problema;

– melhora as relações sociais e aumenta a auto-estima;

– o custo da sessão em grupo acaba saindo mais barata do que a individual, já que o paciente compartilha a atenção do terapeuta com outras pessoas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.