Benefícios da Quinua

PUBLICIDADE
beneficios da quinua

A quinua é um grão que traz diversos benefícios para a saúde quando inserida ao cardápio alimentar, seu consumo diário previne doenças e contribui para a manutenção do organismo. Esse cereal é o alimento mais completo do mundo, tem um alto valor de proteínas e fibras que ajuda no ganho energético do corpo.

Acredita-se que a quinua foi cultivada pela primeira vez nas alturas dos Andes (Colômbia, Peru e Chile). Esse grão apresenta mais de 3 mil variedades e tem como maior produtor mundial a Bolívia. Os povos indígenas que habitam a região há 10 mil anos atrás já se alimentavam de quinua e a consideravam como um tesouro da região. Com o tempo, o grão passou a ser motivo de estudos para os cientistas para se conhecer todas as propriedades nutricionais da quinua.

A Academia de Ciências dos Estados Unidos definiu a quinua como um alimento altamente nutritivo, podendo ser até mesmo comparado ao leite materno. O grão que fez parte da alimentação dos incas há séculos e agora está na moda, sendo um item valorizado nas dietas para emagrecer. Esse alimento é tão completo que já foi enviado para o espaço como comida de astronauta.

PUBLICIDADE

Na quinua é possível encontrar os seguintes nutrientes: aminoácidos, vitaminas (A, B, C e E), proteínas e omega 3. O grão também pode servir de ingrediente na cozinha, afinal, os pratos com quinua são saborosos e proporcionam refeições saudáveis.

Os nutricionistas ainda estudam os efeitos da quinua, seu poder sobre o organismo humano. Há pessoas que consomem para emagrecer, outras ingerem quinua para prevenir doenças. Enfermidades crônicas como osteoporose, problemas cardíacos e hormonais podem ser minimizados com o consumo da quinua diariamente.

Os benefícios da quinua para a saúde são: prevenção de doenças, controle dos sintomas da menopausa, reduz problemas gastrintestinais, contribui com o sistema imunológico, gera vitalidade, desenvolve a inteligência, acelera a cicatrização, melhora a capacidade da memória, renova as fibras musculares e facilita a digestão. Pessoas que praticam exercícios físicos com freqüência consomem o grão para armazenar energia. Esse alimento é antigo, mas o seu consumo passou a fazer parte da vida das pessoas no século XXI e contribui de forma decisiva com a nutrição.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.