Saúde

Benefícios da Quinua

Por Isah
beneficios da quinua

A quinua é um grão que traz diversos benefícios para a saúde quando inserida ao cardápio alimentar, seu consumo diário previne doenças e contribui para a manutenção do organismo. Esse cereal é o alimento mais completo do mundo, tem um alto valor de proteínas e fibras que ajuda no ganho energético do corpo.

Acredita-se que a quinua foi cultivada pela primeira vez nas alturas dos Andes (Colômbia, Peru e Chile). Esse grão apresenta mais de 3 mil variedades e tem como maior produtor mundial a Bolívia. Os povos indígenas que habitam a região há 10 mil anos atrás já se alimentavam de quinua e a consideravam como um tesouro da região. Com o tempo, o grão passou a ser motivo de estudos para os cientistas para se conhecer todas as propriedades nutricionais da quinua.

A Academia de Ciências dos Estados Unidos definiu a quinua como um alimento altamente nutritivo, podendo ser até mesmo comparado ao leite materno. O grão que fez parte da alimentação dos incas há séculos e agora está na moda, sendo um item valorizado nas dietas para emagrecer. Esse alimento é tão completo que já foi enviado para o espaço como comida de astronauta.

Na quinua é possível encontrar os seguintes nutrientes: aminoácidos, vitaminas (A, B, C e E), proteínas e omega 3. O grão também pode servir de ingrediente na cozinha, afinal, os pratos com quinua são saborosos e proporcionam refeições saudáveis.

Os nutricionistas ainda estudam os efeitos da quinua, seu poder sobre o organismo humano. Há pessoas que consomem para emagrecer, outras ingerem quinua para prevenir doenças. Enfermidades crônicas como osteoporose, problemas cardíacos e hormonais podem ser minimizados com o consumo da quinua diariamente.

Os benefícios da quinua para a saúde são: prevenção de doenças, controle dos sintomas da menopausa, reduz problemas gastrintestinais, contribui com o sistema imunológico, gera vitalidade, desenvolve a inteligência, acelera a cicatrização, melhora a capacidade da memória, renova as fibras musculares e facilita a digestão. Pessoas que praticam exercícios físicos com freqüência consomem o grão para armazenar energia. Esse alimento é antigo, mas o seu consumo passou a fazer parte da vida das pessoas no século XXI e contribui de forma decisiva com a nutrição.

Recomendado para você
Bem Estar

Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Saúde

Benefícios do arroz integral

Saúde

Benefícios do maxixe para saúde

Saúde

Chá Calmante Para Dormir

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *