Benefícios da natação para os bebês

PUBLICIDADE

Poucas pessoas sabem, mas certas atividades e exercícios são ótimos para proporcionar maior qualidade de vida para os bebês. Elas podem surtir bons efeitos em todo o desenvolvimento da criança que compreende desde uma simples brincadeira até a prática da natação. Como bem sabemos, a natação é uma prática bastante recomendada por professores de educação física para os adultos que não dispõem de tempo para frequentar uma academia. E para os bebês? Aqui neste texto, relataremos o porquê da recomendação para eles.

Um dos principais benefícios da natação para os bebês é quanto ao seu desenvolvimento psicomotor. Isso porque a criança teve todo seu desenvolvimento no útero da mãe “nadando” e isto lhe proporciona certa facilidade na piscina. Ele passa a sentir-se mais livre dentro da água.

A coordenação motora é bastante desenvolvida através da natação. Não podemos deixar de registar que esta atividade proporciona uma melhora quanto às noções de espaço, tempo e do próprio instinto de sobrevivência. Isto é visto quando a criança está debaixo d’água e logo ela tenta submergir para buscar fôlego para respirar.

PUBLICIDADE

Dentre outros benefícios, a natação estimula o apetite da criança, aumenta a resistência cardiorrespiratória e auxilia no desenvolvimento muscular. Sendo estes fatores de fundamental importância para o crescimento saudável da criança.

Sabendo agora que a natação é uma atividade essencial para o desenvolvimento do seu filho, é preciso que você (pai) procure desenvolvê-la no cotidiano dele. Mas a partir de que idade esta prática pode ser iniciada? Ora, a partir dos seis meses a criança já pode iniciar os primeiros “passos” para o começo da prática da natação, mas sempre acompanhada de um adulto, que geralmente são os próprios pais dela.

Salientamos que acima dos três anos de idade, esta atividade é praticada basicamente para movimentar as pernas e os braços, o que desenvolve a musculação destas partes do corpo. Mas dentre tantos benefícios, temos outros que não podemos deixar de destacar! A natação proporciona a agilidade do bebê quanto ao andar, sentar e até engatinhar. Como a criança em atividade passa um bom tempo movimentando as pernas e os braços, ela conseguirá manter um melhor equilíbrio destes membros e certamente fará tarefas básicas com um melhor desempenho.

Os efeitos terapêuticos também são ocasionados quando a criança pratica a natação. Isso porque esta prática tem função preventiva quanto às doenças do aparelho respiratório visto que todo o exercício realizado através da respiração evita o acúmulo de secreção ou irritação da parede dos brônquios.

Como você percebeu, a atividade de natação garantem inúmeros benefícios para o seu filho. Se os pais atentarem melhor para isto, irão perceber que o desenvolvimento da criança será bem maior visto que todos os exercícios contribuirão para a fase presente e de forma bem mais intensa quando ela atingir sua vida adolescente e adulta.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • tenho dois filhos ,queria muito colocar eles na nataçao.Mas não tenho condições de pagar.pode me ajudar

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.