Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde > Benefícios da Castanha do Pará

Benefícios da Castanha do Pará

Por Redacao

Todos certamente, em algum momento de suas vidas, já ouviram falar da fonte da juventude. Poucos, no entanto, se deram conta de que ela pode estar mais próxima do que muitos pensam. Simbolicamente, podemos dizer que cada pedaço dela se encontra em um lugar. Um deles, talvez, um dos mais importantes, está na alimentação. Nesse aspecto, existe na natureza alimentos que podem dar uma boa revigorada em nosso organismo. Um deles é a castanha do Pará. Aparentemente trata-se de um alimento minúsculo, mas, na prática, traz muitos benefícios à saúde das pessoas que o ingerem.

Ao ingerir essa pequena substância, a pessoa estará incorporando ao seu organismo, um mineral extremamente importante para ter uma vida longa e saudável. Trata-se do selênio, substância responsável pelo combate ao envelhecimento celular, cuja origem está na formação dos radicais livres que acabam com as células.

O consumo diário de duas castanhas do pará já é suficiente para que se aumente em 65% o teor de selênio no sangue. É isso que atesta estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Nesse aspecto, vale lembrar que pela castanha do pará que é produzida no norte e no nordeste do Brasil ser muito rica, a ingestão de apenas uma castanha já é suficiente para proporcionar ao organismo um acréscimo considerável de selênio no organismo. No caso da criança então, o consumo de meio grão já é suficiente.

Na realidade, os benefícios do selênio são muitos amplos. Para se ter uma ideia, protege o cérebro e pelo fato de combater os radicais livres, acaba preservando as células nervosas, o que é fundamental para que com o passar dos anos, a pessoa não seja acometida por doenças neurodegenerativas. Ela também é fundamental para o bom funcionamento da tireoide, pois sem o selênio simplesmente não há a produção dos hormônios. Além disso, ajuda o organismo a expulsar as toxinas e os metais pesados que se encontram nas células e, a medida que faz essa limpeza no organismo, previne tumores, fortalece o sistema imunológico e por ser rica em gorduras mono e polinsaturadas, reduz os níveis de colesterol ruim do sangue e, ao mesmo tempo, aumenta o bom colesterol, o que impede o surgimento de doenças cardiovasculares.

Outros benefícios

Além de todos esses benefícios que o selênio provoca no organismo, vale lembrar que a castanha do pará também possui magnésio, responsável pelo bom funcionamento cardíaco, das células nervosas e pela formação dos ossos. Há outros ganhos também, pois contém o ômega 3, que proporciona uma melhoria na memória, nas habilidades motoreas, na velocidade de reação e, o que é mais importante, reduz o estresse.

Como se vê, as aparências enganam, quem vê um grão minúsculo da castanha do pará, não tem consciência do tesouro que carrega nas mãos. Portanto, em vez de se entupir de remédios, e ficar sujeito aos seus efeitos colaterais, o negócio é recorrer a natureza e se beneficiar desse abençoado alimento.

Recomendado para você
Bem Estar

Como conseguir aparelho auditivo de graça

Bem Estar

Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Saúde

10 benefícios do óleo de olíbano para saúde

Saúde

Alimentos que não contem Carboidratos

Comentários
  1. angela paulo disse:

    legal

  2. jocelio costa disse:

    e muito ótimo comer castanha do para

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *