Menu

Saúde

Atualizado em 28 de março de 2012, às 19:40 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefícios da beterraba para a saúde

Conheça os benefícios que a beterraba pode trazer para a sua vida. Extremamente rica em diversos nutrientes, é indicada para todas as idades.

A beterraba é uma raiz rica que se destaca principalmente por sua cor viva e pelo seu sabor levemente adocicado. Esse tubérculo traz inúmeros benefícios para a saúde e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, podem ser consumido de muitas maneiras e seu uso não fica restrito apenas às saladas, podendo, até mesmo, ser o ingrediente principal de vitaminas.

É um dos alimentos mais ricos em nutrientes como sais minerais, proteínas, vitaminas e açúcares, e seu uso é recomendado na alimentação de toda a família, especialmente para idosos e crianças que apreciam sua coloração avermelhada (que acaba facilitando sua ingestão). Conheça um pouco mais a respeito dos benefícios para à saúde.

418262 A beterraba é um alimentos rico em nutrientes portanto recomenda se utilizar na alimentação de toda a família especialmente idosos e crianças. Benefícios da beterraba para a saúdeO consumo da beterraba é recomendado para toda a família, especialmente idosos e crianças.

Benefícios para a saúde

Por ser rica em vitaminas do complexo B, a beterraba melhora a disposição, pois aumenta a produção de energia e contribui para o funcionamento do sistema nervoso. Também contribui de forma significativa para a saúde dos olhos, prevenindo a cegueira noturna.

É considerado um ótimo alimento, porque apresenta baixa quantidade de calorias além de ser altamente rica em vitamina A e K, auxiliando na prevenção de doenças infecciosas e na cicatrização de feridas.  Possui na sua composição o betacaroteno, que proporciona um bronzeado saudável e duradouro e sua função antioxidante auxilia no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.

Beterraba na alimentação

Pode ser inserida de várias formas: crua, cozida, em sucos, doces e bolos. Quando cozida, libera propriedades que auxiliam no combate do colesterol LDL. Suas folhas também podem ser aproveitadas, pois possui grande quantidade de vitaminas que auxiliam no funcionamento do nosso organismo.

  • Salada de beterraba com purê

Ingredientes

03 beterrabas grandes

Sal e orégano a gosto

03 colheres (sopa) de azeite

02 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

02 maçãs grandes

02 colheres (sopa) de água

Pedaços de casca de limão

1/2 maço de agrião

01 maço pequeno de alface

Modo de preparo

Lave bem as beterrabas e cozinhe-as em água até ficarem macias.

Deixe amornar, retire a casca, corte em rodelas e tempere com o sal, o azeite, o vinagrebalsâmico e o orégano. Reserve.

Descasque as maçãs, retire as sementes e corte em cubos.

Em uma panela pequena, coloque a maçã, a água, a casca de limão e, em fogo baixo, deixecozinhar até que a fruta fique bem macia.

Retire a casca de limão e passe a maçã no processador de alimentos até formar um purê.

Distribua as folhas de agrião e alface em uma saladeira, arrume as rodelas de beterraba e,sobrecada uma, coloque uma porção de purê.

418262 Salada beterraba pure outra variação que pode ser feita com esse legume importante Benefícios da beterraba para a saúdeReceita de salada de beterraba com purê
  • Suco de beterraba com laranja

Ingredientes

04 laranjas grandes

01 beterraba cozida

01 cenoura ralada

01 litro de água

Modo de preparo

Esprema o suco das laranja e a cenoura ralada e acrescente a beterraba e água no liquidificador. Bata por alguns minutos. Adoce se necessário. 

Valores nutricionais de 100 g de beterraba crua

43 calorias

09 g de glúcidos

03 g de proteínas

0,1 g de gorduras

32 mg de cálcio

40 mg de fósforo

2,5 mg de ferro

351 mg de potássio

109 mcg de ácido fólico

05 mg de vitamina c

2,8 g de fibras

418262 A beterrada pode ser utilizada de várias formas uma das mais simples é o suco de laranja com beterraba. Benefícios da beterraba para a saúdeA beterrada pode ser misturada no suco de laranja.

Para aproveitar todos esses benefícios e manter sua alimentação saudável, é interessante consumir essa raiz pelo menos uma vez por semana, independente de sua forma. Se quer garantir mais saúde e ficar livre de problemas, vale a pena seguir uma dieta balanceada, recomendada por nutricionista.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.