Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefícios da beterraba para a saúde

Conheça os benefícios que a beterraba pode trazer para a sua vida. Extremamente rica em diversos nutrientes, é indicada para todas as idades.

A beterraba é uma raiz rica que se destaca principalmente por sua cor viva e pelo seu sabor levemente adocicado. Esse tubérculo traz inúmeros benefícios para a saúde e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, podem ser consumido de muitas maneiras e seu uso não fica restrito apenas às saladas, podendo, até mesmo, ser o ingrediente principal de vitaminas.

É um dos alimentos mais ricos em nutrientes como sais minerais, proteínas, vitaminas e açúcares, e seu uso é recomendado na alimentação de toda a família, especialmente para idosos e crianças que apreciam sua coloração avermelhada (que acaba facilitando sua ingestão). Conheça um pouco mais a respeito dos benefícios para à saúde.

O consumo da beterraba é recomendado para toda a família, especialmente idosos e crianças.

Benefícios para a saúde

Por ser rica em vitaminas do complexo B, a beterraba melhora a disposição, pois aumenta a produção de energia e contribui para o funcionamento do sistema nervoso. Também contribui de forma significativa para a saúde dos olhos, prevenindo a cegueira noturna.

É considerado um ótimo alimento, porque apresenta baixa quantidade de calorias além de ser altamente rica em vitamina A e K, auxiliando na prevenção de doenças infecciosas e na cicatrização de feridas.  Possui na sua composição o betacaroteno, que proporciona um bronzeado saudável e duradouro e sua função antioxidante auxilia no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce.

Beterraba na alimentação

Pode ser inserida de várias formas: crua, cozida, em sucos, doces e bolos. Quando cozida, libera propriedades que auxiliam no combate do colesterol LDL. Suas folhas também podem ser aproveitadas, pois possui grande quantidade de vitaminas que auxiliam no funcionamento do nosso organismo.

  • Salada de beterraba com purê

Ingredientes

03 beterrabas grandes

Sal e orégano a gosto

03 colheres (sopa) de azeite

02 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

02 maçãs grandes

02 colheres (sopa) de água

Pedaços de casca de limão

1/2 maço de agrião

01 maço pequeno de alface

Modo de preparo

Lave bem as beterrabas e cozinhe-as em água até ficarem macias.

Deixe amornar, retire a casca, corte em rodelas e tempere com o sal, o azeite, o vinagrebalsâmico e o orégano. Reserve.

Descasque as maçãs, retire as sementes e corte em cubos.

Em uma panela pequena, coloque a maçã, a água, a casca de limão e, em fogo baixo, deixecozinhar até que a fruta fique bem macia.

Retire a casca de limão e passe a maçã no processador de alimentos até formar um purê.

Distribua as folhas de agrião e alface em uma saladeira, arrume as rodelas de beterraba e,sobrecada uma, coloque uma porção de purê.

Receita de salada de beterraba com purê

  • Suco de beterraba com laranja

Ingredientes

04 laranjas grandes

01 beterraba cozida

01 cenoura ralada

01 litro de água

Modo de preparo

Esprema o suco das laranja e a cenoura ralada e acrescente a beterraba e água no liquidificador. Bata por alguns minutos. Adoce se necessário. 

Valores nutricionais de 100 g de beterraba crua

43 calorias

09 g de glúcidos

03 g de proteínas

0,1 g de gorduras

32 mg de cálcio

40 mg de fósforo

2,5 mg de ferro

351 mg de potássio

109 mcg de ácido fólico

05 mg de vitamina c

2,8 g de fibras

A beterrada pode ser misturada no suco de laranja.

Para aproveitar todos esses benefícios e manter sua alimentação saudável, é interessante consumir essa raiz pelo menos uma vez por semana, independente de sua forma. Se quer garantir mais saúde e ficar livre de problemas, vale a pena seguir uma dieta balanceada, recomendada por nutricionista.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL