Você já conhece a Dieta do Carboidrato? Clique Aqui X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Benefício do Bolsa Familia: como desbloquear

Em casos de bloqueio do Bolsa Família, o titular deve procurar a gestão municipal do programa para atualizar os dados cadastrais até março de 2013.
0 5 Votos 0 - Votar

Confira a matéria “Benefício do Bolsa Família: como desbloquear” e descubra o que fazer caso o seu benefício seja bloqueado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O pagamento normalmente é bloqueado quando o grupo familiar não mantém as informações cadastrais atualizadas, ou seja, não comparece à central de atendimento do programa para fazer o recadastramento dentro do prazo estipulado.

554132 beneficio bolsa familia como desbloquear 8 Benefício do Bolsa Familia: como desbloquear Benefício do Bolsa Família: como desbloquear. (Foto: Divulgação)

O Bolsa Família começou a funcionar em 2003, propondo a integração de vários benefícios em uma única assistência financeira. Para receber o auxílio, a família precisa se enquadrar nos pré-requisitos do programa, isto é, ter renda per capita de até R$ 154,00. O valor é determinado pela formação familiar, como número de crianças, adolescentes e gestantes. O benefício pago aos grupos familiares é de, no máximo, R$ 336,00 por mês.

Leia mais: Quem tem direito ao Bolsa Família?

Benefício do Bolsa Familia: como desbloquear

O Bolsa Família é um benefício oferecido pelo Governo Federal, com o objetivo de ajudar as famílias que vivem a mercê da pobreza e extrema pobreza. Para ter direito a esta assistência, as pessoas cadastradas devem respeitar os prazos, atualização e revisão de dados, caso contrário o benefício é bloqueado e até mesmo cancelado.

Confira a seguir mais detalhes sobre Benefício do Bolsa Família: como desbloquear:

Como desbloquear Bolsa Família?

554132 beneficio bolsa familia como desbloquear 7 Benefício do Bolsa Familia: como desbloquear O Bolsa Família ajuda os grupos familiares que vivem na pobreza. (Foto: Divulgação)

Se a revisão cadastral não foi realizada dentro do prazo estipulado, o benefício será bloqueado automaticamente. O titular receberá um comunicado no seu extrato de pagamento, primeiro alertando sobre o prazo de revisão e depois explicando como proceder para desbloquear o benefício.

Após o encerramento do prazo de revisão, o Bolsa Família é bloqueado. O beneficiário pode, então, visualizar no seu extrato uma mensagem que orienta como proceder neste caso. Enquanto o benefício estiver bloqueado, a família não recebe o seu pagamento mensal.

Veja também: Regras do bolsa família: quais são

Uma forma de desbloquear o benefício do Bolsa Família é procurando a gestão municipal do programa para atualizar o cadastro. Também existe a possibilidade de entrar em contato pelo telefone 156, agendar uma entrevista e atualizar os dados cadastrais. Se o titular não realizar o desbloqueio até março de 2015, o seu benefício é cancelado definitivamente.

554132 beneficio bolsa familia como desbloquear 5 Benefício do Bolsa Familia: como desbloquear Para desbloquear o cartão é preciso atualizar os dados cadastrais. (Foto: Divulgação)

Depois de procurar o gestor municipal, o desbloqueio do benefício vai ocorrer automaticamente, de dois a quatro dias após a atualização cadastral.

Atualização e revisão cadastral do Bolsa Família

A revisão cadastral é uma obrigação do titular do Bolsa Família, pois ela permite incluir novas informações no Cadastro Único. Já a atualização cadastral é um processo contínuo, que deve ser realizado pelo menos a cada 2 anos para que os dados não fiquem desatualizados. Para efetuar o recadastramento no programa, é preciso apresentar os documentos de cada membro da família, além de comprovante de residência e comprovantes de matrícula.

554132 beneficio bolsa familia como desbloquear 6 Benefício do Bolsa Familia: como desbloquear Providencie os documentos exigidos na revisão cadastral. (Foto: Divulgação)

Para estabelecer o período de revisão cadastral, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulga um calendário anual apontando o mês apropriado para revisar as informações do Cadastro Único de acordo com o número final do número de inscrição. O recadastramento é algo obrigatório, afinal, ele incorpora qualquer alteração de dado referente ao grupo familiar beneficiado, como mudança de endereço, modificações na constituição da família, morte, nascimento e casamento.

Neste ano de 2015, quem ainda não fez a atualização cadastral do Bolsa Família tem o até esse mês de março para realizar o procedimento. Aqueles que não respeitarem o prazo estabelecido terão o benefício bloqueado.

Confira: Recadastramento do Bolsa Família

Se você tem alguma dúvida sobre o tema “Benefício do Bolsa Família: como desbloquear”, deixe um comentário. Você também pode solicitar informações ligando para o telefone do MDS.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL