Bem Estar

Benefício do Bolsa Familia: como desbloquear

Por Isah

Confira a matéria “Benefício do Bolsa Família: como desbloquear” e descubra o que fazer caso o seu benefício seja bloqueado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O pagamento normalmente é bloqueado quando o grupo familiar não mantém as informações cadastrais atualizadas, ou seja, não comparece à central de atendimento do programa para fazer o recadastramento dentro do prazo estipulado.

Benefício do Bolsa Família: como desbloquear. (Foto: Divulgação)

O Bolsa Família começou a funcionar em 2003, propondo a integração de vários benefícios em uma única assistência financeira. Para receber o auxílio, a família precisa se enquadrar nos pré-requisitos do programa, isto é, ter renda per capita de até R$ 154,00. O valor é determinado pela formação familiar, como número de crianças, adolescentes e gestantes. O benefício pago aos grupos familiares é de, no máximo, R$ 336,00 por mês.

Leia mais: Quem tem direito ao Bolsa Família?

Benefício do Bolsa Familia: como desbloquear

O Bolsa Família é um benefício oferecido pelo Governo Federal, com o objetivo de ajudar as famílias que vivem a mercê da pobreza e extrema pobreza. Para ter direito a esta assistência, as pessoas cadastradas devem respeitar os prazos, atualização e revisão de dados, caso contrário o benefício é bloqueado e até mesmo cancelado.

Confira a seguir mais detalhes sobre Benefício do Bolsa Família: como desbloquear:

Como desbloquear Bolsa Família?

O Bolsa Família ajuda os grupos familiares que vivem na pobreza. (Foto: Divulgação)

Se a revisão cadastral não foi realizada dentro do prazo estipulado, o benefício será bloqueado automaticamente. O titular receberá um comunicado no seu extrato de pagamento, primeiro alertando sobre o prazo de revisão e depois explicando como proceder para desbloquear o benefício.

Após o encerramento do prazo de revisão, o Bolsa Família é bloqueado. O beneficiário pode, então, visualizar no seu extrato uma mensagem que orienta como proceder neste caso. Enquanto o benefício estiver bloqueado, a família não recebe o seu pagamento mensal.

Veja também: Regras do bolsa família: quais são

Uma forma de desbloquear o benefício do Bolsa Família é procurando a gestão municipal do programa para atualizar o cadastro. Também existe a possibilidade de entrar em contato pelo telefone 156, agendar uma entrevista e atualizar os dados cadastrais. Se o titular não realizar o desbloqueio até março de 2015, o seu benefício é cancelado definitivamente.

Para desbloquear o cartão é preciso atualizar os dados cadastrais. (Foto: Divulgação)

Depois de procurar o gestor municipal, o desbloqueio do benefício vai ocorrer automaticamente, de dois a quatro dias após a atualização cadastral.

Atualização e revisão cadastral do Bolsa Família

A revisão cadastral é uma obrigação do titular do Bolsa Família, pois ela permite incluir novas informações no Cadastro Único. Já a atualização cadastral é um processo contínuo, que deve ser realizado pelo menos a cada 2 anos para que os dados não fiquem desatualizados. Para efetuar o recadastramento no programa, é preciso apresentar os documentos de cada membro da família, além de comprovante de residência e comprovantes de matrícula.

Providencie os documentos exigidos na revisão cadastral. (Foto: Divulgação)

Para estabelecer o período de revisão cadastral, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulga um calendário anual apontando o mês apropriado para revisar as informações do Cadastro Único de acordo com o número final do número de inscrição. O recadastramento é algo obrigatório, afinal, ele incorpora qualquer alteração de dado referente ao grupo familiar beneficiado, como mudança de endereço, modificações na constituição da família, morte, nascimento e casamento.

Neste ano de 2015, quem ainda não fez a atualização cadastral do Bolsa Família tem o até esse mês de março para realizar o procedimento. Aqueles que não respeitarem o prazo estabelecido terão o benefício bloqueado.

Confira: Recadastramento do Bolsa Família

Se você tem alguma dúvida sobre o tema “Benefício do Bolsa Família: como desbloquear”, deixe um comentário. Você também pode solicitar informações ligando para o telefone do MDS.

 

Recomendado para você
Beleza

Cirurgia Plástica Gratuita | Cirurgia Estética Grátis

Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Comentários
  1. joraci dos anjos santos disse:

    tenho o cartao do bolsa familia e foi bloquiado tenho uma mae e um marido acamado minha casa esta caindo nao posso trabalhar qui tenho qui cuidar dos dois sem o bolsa familia estou pasando nesecidade tenho uma filha qui nao trabalha ainda somos em 4 pessoas por favor me ajude por piedade o pessoal da prefeitura de lucelia nao ta nem ai pra ninguem……….

  2. Sueli disse:

    Juraci,

    Siga as orientações acima.

    Abraço!!

  3. dirce disse:

    le acima que o beneficio depois da atualização é desbloqueado de 3 a 4 dias o meu já tem 5 meses e continua bloqueado porque ja fui denovo no gestor disseram pra esperar o desbloqueio automático ta certo é assim mesmo não sei mais a quem perguntar pois ninguem sabe responder aquelas meninas q fazem atualização diz so issu tem que espera oque digo pra 4 filhos aqui em casa tem q espera !!! muito grata se puder me ajudar me de uma luz

  4. marinuncia nogueira garcez disse:

    gostaria de saber quando meu beneficio sera desbloqueado fiz meu recadrastamento dia 13 de feverreiro

  5. janaina disse:

    eu quero denboquia o meu blsa famiulia que eu nao tenho como da de cume o os meu familia eu nao trablho e nao tenho amrdo tenho 10 filho para da de cumer mais eu nao sei aonde arruma cumirda eu queria que vc mima judasse esse mesm 18 aqui e janiana camilo da silva

  6. Karla disse:

    Ola Janaina tudo bom, para você desbloqueá o seu beneficio do bolsa família é necessário procurar a gestão municipal do programa para atualizar seu cadastro. Você pode ligar também para o numero
    156, agendar uma entrevista e atualizar os dados cadastrais. Depois de procurar o gestor municipal, o desbloqueio do benefício vai ocorrer automaticamente, de dois a quatro dias após a atualização cadastral. Obrigada Janaina espero ter ajudado . Boa sorte

  7. lucia disse:

    meu beneficio foi cancelado fiz o recadastrmento ja tem dois mese e ainda não voltou esta me fasendo muita falta porque me ajudava muito

  8. marcelina dias de azevedo disse:

    gostaria de saber porque meu beneficio foi bloqueado teno uma fila de 1 ano e 1 mes estou passando por nessecidades das coisas para ela e eu nao trabalho moro so com minha fiha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *