Menu

Criança

Atualizado em 3 de agosto de 2012, às 6:38 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Bebê engatinhando: cuidados, dicas

Seu bebê começou a engatinhar? Veja algumas dicas para trazer mais segurança à criança nessa fase de seu desenvolvimento

Para pais e mães zelosos o momento em que o bebê começa a engatinhar não é só de felicidade, mas também de preocupação. É a hora em que a criança começa a andar por si mesma, se equilibrando primeiramente nos joelhos e nas mãos. O bebê aprende aos poucos como realizar os movimentos necessários para ir para frente ou para trás. Nessa fase, alguns cuidados devem ser tomados. A higiene da casa deve ser reforçada e podem se colocar protetores nas tomadas.

495475 engatinhar Bebê engatinhando: cuidados, dicas
Iluminação deve ser natural (Foto: divulgação)

Cuidados com a casa

A limpeza dos cômodos deve ser feita diariamente com produtos que não tenham cheiro forte e nem aromatizadores, para evitar que o bebê desenvolva alguma alergia. Deve-se dar preferência à iluminação natural no quarto ou cômodo em que o bebê costuma ficar, e a ventilação também precisa ser adequada. Evite recorrer aos inseticidas, principalmente aqueles que ficam em tomadas próximas ao chão. Para evitar que o pequeno tome um choque elétrico compre protetores para colocar nas tomadas e deixe os aparelhos eletrônicos plugados firmemente.

495475 engatinhar 2 Bebê engatinhando: cuidados, dicas
É uma fase de descobertas para o bebê  (Foto: divulgação) 

Idade média para o bebê engatinhar

Os bebês, em sua maioria, passam a engatinhar quando tem entre sete e oito meses. Pode demorar mais para alguns e outros preferem rolar, arrastar-se ou se apoiar para tentar ficar em pé primeiro e depois voltam a engatinhar quando estão com 11 ou 12 meses, até adquirir mais equilíbrio. O uso do andador, por exemplo, faz com que os pequenos comecem a caminhar na ponta dos pés. Isso pode trazer problemas para a coluna da criança. Além disso, o equipamento é o que mais causa acidentes com crianças de idade entre cinco e 15 meses de idade, principalmente se for utilizado sem um adulto por perto o tempo todo.

495475 bebe 6 12 meses Bebê engatinhando: cuidados, dicas
Deixe o bebê andar livremente, sem recorrer ao andador (Foto: divulgação) 

A criança adquire mais força para engatinhar após começar a sentar-se sem um apoio, conseguindo sustentar a cabeça para olhar ao redor e com o corpinho mais firme para não cair. Caso você perceba que ela está se locomovendo de uma maneira atípica ou seus movimentos não evoluem é preciso levá-la ao pediatra, para fazer uma avaliação.

Saiba mais: 

Como incentivar o bebê a andar

Brinquedos para bebês: cuidados para escolher