Menu

Saúde

Atualizado em 9 de fevereiro de 2012, às 11:15 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Barriga inchada: como resolver

Muitas pessoas sofrem de mal estar por terem a barriga inchada, ela tem muitas causas, mas a mais comum está ligada a má alimentação
391271 barriga inchada causa mal estar Barriga inchada: como resolverBarriga inchada é sinônimo de má alimentação

Muitas pessoas sofrem de mal estar por terem a barriga inchada, ela tem muitas causas, mas a mais comum está ligada a má alimentação. A barriga é a parte do corpo mais problemática para manter em forma, não afeta apenas as mulheres mais gordinhas, mas as magras também.

Uma solução natural para evitar que a barriga fique inchada é a retirada de certos alimentos da dieta alimentar, visto que essas comidas fermentam no intestino e deixam a barriga mais inchada no final do dia.

Os ingredientes mais comuns que estão presentes na alimentação que provocam mais inchaço são: fermento, lactose e glúten. Para diminuir a barriga é preciso retirar da dieta alguns alimentos como pão e leite, mas o organismo precisa de substituições por produtos equivalentes para evitar deficiências.

391271 alimentos adequados e a mastiga%C3%A7%C3%A3o certa mant%C3%A9m a barriga em forma Barriga inchada: como resolverAlimentos adequados e a mastigação correta mantém a barriga em forma

Como evitar que a barriga fique inchada

Mastigar bem os alimentos – mastigar corretamente os alimentos é a dica mais importante para evitar o inchaço. A mastigação deve ser lenta para que o cérebro receba a mensagem de saciedade evitando comer demais.

Preparar de maneira adequada o prato – o que comer é fundamental e precisa ter equilíbrio, por isso vale uma dica importante, a metade do prato deve ser de saladas cruas sem molho, e a outra metade divida em carboidratos e proteínas, duas porções iguais.

Dar preferência a alimentos saudáveis – os alimentos ricos em gorduras são inimigos da barriga inchada, pois são ricos em gorduras e dificultam a digestão. Os doces também devem ser evitados, eles acumulam gases na barriga.

Ingerir líquidos durante o dia- o ideal é beber dois litros de líquido por dia, pode ser água ou chá, mas evite ingerir durante as refeições para que não retenha líquido. Não consuma bebidas com cafeína, gás e álcool elas provocam inchaço.

Alimentar-se várias vezes durante o dia – fazer seis refeições é o ideal, mas em poucas quantidades, e devem ser divididas em: almoço, lanche da manhã, lanche da tarde, janta e nos intervalos comer frutas. Ficar sem se alimentar por um período maior faz com que a fome aumente e seja ingerida maior quantidade de alimentos com mais rapidez e sem mastigar corretamente provocando inchaço.

Para manter a barriga em forma deve ser evitado o consumo de: feijão, pão, queijo, carne vermelha e salsicha, esses alimentos fermentam no intestino e deixam a barriga inchada e com gases.

Dê preferência a alimentos ricos em fibras como: arroz, cereais, pão integral, legumes, verduras, carne magra e frutas. Os exercícios físicos são fundamentais para manter a forma e ter a barriguinha sarada.

Seguindo essas dicas fica fácil manter a barriga em forma, e poder desfrutar das roupas mais curtas no verão.

391271 alimentos que fermentam no intestino deixam a barriga inchada Barriga inchada: como resolverAlimentos que fermentam no intestino deixam a barriga inchada
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.