Menu

Saúde

Atualizado em 6 de maio de 2012, às 9:10
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Barra de cereais: mitos e verdades

As barras de cereais são mundialmente consumidas. Conheça alguns mitos e verdades sobre esse alimento tão popular.
439044 A composição das barras de cereais varia conforme a marca. Barra de cereais: mitos e verdadesA composição das barras de cereais varia conforme a marca.

Não é difícil encontrarmos pessoas que trocam as refeições diárias por uma famosa “barrinha de cereal”. É muito comum vermos esse produto ocupando prateleiras e com um rótulo de “saudáveis”. Porém, isso não é tão verdadeiro. Para desvendarmos alguns mitos e verdades desse alimento tão popular, separamos algumas informações a respeito.

Mitos e verdades sobre as barras de cereais

  • “As barras de cereais podem substituir uma refeição” – mito

Em hipótese alguma as famosas barras de cereais podem substituir uma refeição. Apesar de venderem o rótulo de “saudáveis”, elas não apresentam todos os nutrientes necessários para tal função.

  • “As barras de cereais podem ser consumidas sem preocupação” – mito

As barras de cereais devem ser consumidas de maneira moderada entre as refeições. Apesar de apresentarem uma quantidade menor de calorias, quando consumidas de forma exagerada, colaboram com o ganho de peso.

  • “Consumir a barra de cereal ajuda a suprir a vontade de comer doces” – verdade

Como as barras de cereais possuem açúcar em sua composição, muitas delas ajudam a controlar e, até mesmo, diminuir a vontade de comer doces.

439044 As barras de cereais são consumidas em todo o mundo. Barra de cereais: mitos e verdadesAs barras de cereais são consumidas em todo o mundo.
  • “As barras de cereais ajudam a regularizar o intestino” – verdade

Por serem ricas em fibras, as barras de cereais colaboram e regularizam a via intestinal. Assim, consumir uma barra de cereal por dia pode auxiliar aquele “intestino preguiçoso” a trabalhar de forma adequada.

  • “As barras de cereais ajudam na prática de atividades físicas” – verdade

A principal função das barras de cereais é serem consumidas como “pequenos lanches”, em especial por aqueles que praticam atividade física regularmente. Além de ser um alimento prático e rápido de ser consumido, auxilia na recuperação da energia necessária para a prática de exercícios físicos.

  • “As barras de cereais possuem a mesma composição, independente da marca” – mito

As barras de cereais variam conforme a marca, pois cada uma é destinada para uma função. Existem as mais fibrosas que são ótimas para pessoas que desejam regular o intestino. Já as que são ricas em carboidratos, são úteis para serem consumidas antes da prática de atividades físicas.

  • “É preferível se alimentar de uma barra de cereal, do que uma fruta” – mito

Apesar das barras de cereais apresentarem uma composição razoavelmente saudável e nutritiva, é preferível consumir frutas. É muito melhor se alimentar de algo natural, do que de um alimento industrializado.

439044 Conheça alguns mitos e verdades sobre as barras de cereais. Barra de cereais: mitos e verdadesA barra de cereal não substitui uma refeição.

As barras de cereais são muito populares, porém é preciso ter consciência e controle ao consumi-las. Após conhecer um pouco mais sobre alguns mitos e verdades desse alimento, basta incluí-lo em sua dieta de maneira equilibrada para usufruir os benefícios.

Veja também: Barras de Cereal para Complemento Alimentar, Marcas, Preços e Barras de cereais ligth

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.