Menu

Decoração

Atualizado em 30 de julho de 2011, às 19:50 por Emanuelle
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Banheiros Decorados com Porcelanato

237998 am re   banheiro   caig   a   06 300x200 Banheiros Decorados com Porcelanato

Uma das coisas mais divertidas que existe em se fazer em uma casa é decorá-la. Ok, pode ser algo trabalhoso, mas é realmente gratificante deixar a casa do jeitinho que você quer.

O normal em uma decoração, seja lá de qual cômodo estivermos falando, é que ele reflita o seu estilo e sua personalidade e de quebra ainda possa ser prático. Isso tudo vale até mesmo para o banheiro, ou por acaso você pensou que ele deva ser um cômodo com o qual não é preciso dar mais atenção do que o necessário para a higiene?

Muito pelo contrário. Ele também merece atenção. E é para isso que devemos ter atenção quando pensamos no assunto, especialmente nos revestimentos. Já pensou em decorar o seu banheiro com porcelanato?

O que é porcelanato?

237998 porcelanato 2 Banheiros Decorados com Porcelanato

De acordo com o site da Portobello, trata-se de um tipo de revestimento cerâmico bem popular por aqui desde a década de 1990. Ele pode ser usado tanto interno quanto externamente, sendo versáteis para o uso em áreas de alto tráfego ou para locais como lojas e escritórios assim como em bancadas de banheiro e cozinhas. Ele é uniforme quanto a sua coloração, apresenta alta resistência física e química e de porosidade quase nula. Também é rápido de instalar, sendo muito prático para quem está pensando em reformas.

O porcelanato pode ser classificado em técnico e esmaltado:

- O Técnico apresenta alta resistência mecânica e não recebe o esmalte em sua superfície, sendo que o seu acabamento pode ser diferenciado em superfície natural (NAT), polido (POL) e aquele adequado para áreas externas (EXT), além de acabamento da borda diferenciado, podendo ser retificado (bem reto) ou levemente arredondadas (bold).

- Os esmaltados também oferecem alta resistência mecânica, mas como mostra seu nome, ele apresenta esmalte em sua superfície, podendo o seu acabamento ser “natural” – variando de acordo com o produto – ou próprio para áreas externas, sendo mais ásperos.

Decorando seu banheiro com porcelanato

A decoração com porcelanato deixa o cômodo com sensação de amplitude e modernidade, sendo que para o banheiro essa pode ser uma solução prática e bonita, sem contar que ela pode caber em seu bolso, já que o material tem se tornado bastante popular nos últimos tempos. Tudo vai depender da sua criatividade na escolha do material e das cores. Por exemplo, segundo matéria da Casa Abril, as versões com aparência de madeira tornam o espaço aconchegante enquanto as mais claras aparentam ambiente com amplitude.

Veja algumas fotos e inspire-se:

Algumas informações importantes:

Ainda de acordo com a Casa Abril, é indicado evitar porcelanatos esmaltados em casas de praia, onde o atrito com a areia é constante, assim como em pisos de boxe no banheiro ou em áreas descobertas, já que ele pode se tornar escorregadio quando está molhado. O mais indicado podem ser as peças naturais.

É altamente indicado a contratação de mão-de-obra especializada para sua aplicação, já que o material comum pode não ser o mais indicado. Um exemplo descrito pela matéria é de que a riscadeira proporciona um melhor corte do que maquita, assim como o mais indicado para o rejuntamento são os de epóxi, de limpeza mais simples e sem porosidade.

Já para a limpeza do dia-a-dia, água e sabão bastam, ou detergente neutro. Produtos químicos ou abrasivos devem ser evitados devido ao risco de prejudicar o esmalte do porcelanato. No caso de manchas mais difíceis, como tinta, ferrugem ou café, alguns fabricantes contam com produtos específicos, sendo portanto adequado consulta-los.