Bem Estar

Banheiro para idosos: como montar

Por Isah
As barras de apoio são essenciais para um banheiro adaptado.

Quando existe um morador idoso na casa, é necessário realizar algumas adaptações. Os ambientes residenciais devem oferecer segurança, praticidade e conforto, tornando mais fácil o dia-a-dia da terceira idade. Entre os lugares da moradia que mais oferecem perigo, vale ressaltar o banheiro.

A área sanitária pode ser considerada uma verdadeira armadilha para os idosos, afinal, ela aumenta as chances de quedas por causa da umidade e outras ameaças. Para não colocar em risco a saúde e a qualidade de vida do morador com idade avançada, é necessário planejar cada detalhe do banheiro.

Móveis, acessórios e revestimentos devem agregar funcionalidade e segurança ao espaço sanitário. Os módulos adicionais também desempenham papel importante no ambiente, principalmente para que o idoso possa se deslocar e usar a área de banho com segurança.

Como montar banheiro para idosos?

Medidas de um banheiro para idosos.

O banheiro acessível ao idoso possui todas as divisões de um cômodo convencional, exceto que sua estrutura é pensada em prol da segurança e comodidade. Os ajustes começam logo na entrada, que deve apresentar uma boa iluminação para visualizar a área sanitária por completa.

A superfície escorregadia pode representar uma ameaça para os idosos, por isso é fundamental instalar piso antiderrapante em toda área de acesso. Para muitos idosos o movimento de levantar e sentar é um verdadeiro sacrifício, neste caso recomenda-se o uso de adaptadores no vaso sanitário.

Posicionar as barras nos lugares adequados também é um aspecto importante para montar o banheiro adaptado. Desta forma, coloque-as próximas ao lavatório, vaso sanitário e box. Para tornar o momento do banho mais confortável e seguro, é interessante que a área conte com um banquinho.

Mesmo com todas as adaptações, o banheiro para idosos pode ser bem decorado.

A área de banho precisa ser ampla, ou seja, ter capacidade para acomodar duas pessoas. Um espaço com este tamanho é viável no caso do idoso precisar de ajuda nas etapas de higienização. A banheira aparece apenas como um item adicional, podendo ser instalada apenas se sobrar espaço. O material escolhido para fazer o fechamento do box deve ser resistente e inquebrável para não tornar possíveis quedas mais arriscadas.

No lavabo, instale um modelo de torneira que seja fácil de abrir e fechar.  Evite ainda as prateleiras de vidro e aço inox, que podem causar ferimentos. Como o idoso às vezes não tem equilíbrio do corpo, vale à pena adequar a estrutura dos móveis para que ele não precise fazer tantos movimentos. A instalação do armário deve ser feita na altura da cintura ou peito, além do que a bancada requer medidas entre 80 e 85 cm.

Use as orientações para deixar o banheiro adaptado aos idosos.

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

Uma resposta para “Banheiro para idosos: como montar”

  1. marisa disse:

    Boa tarde

    gostaria de visita técnica em uma residência, para adaptações de um banheiro. Localizei lojas que apenas querem vender produtos, quando na verdade preciso do consultor nas readequações

    grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *