Menu

Decoração

Atualizado em 5 de junho de 2011, às 13:30 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Bandeirinhas de Festa Junina – Como Fazer

No início das festas juninas, as bandeiras traziam desenhos dos santos aniversariantes (São João, São Pedro e Santo Antônio)  frases religiosas. Porém, atualmente, isso não é mais usual e as bandeirinhas ganharam outro significado, o de animar e colorir a festa junina.

A característica mais marcante de uma festa junina são as bandeirinhas coloridas em longos varais cruzados pelo salão ou pelo arraial montado em clubes, em escolas, em ruas ou em casas. Elas dão mais alegria à festa com as suas cores fortes. Há muitas bandeirinhas de festa junina para serem compradas feitas de plástico colorido.

Entretanto, o mais usual é fazer as bandeirinhas de festa junina. Assim, elas ficam personalizadas, além de ser um modo de todos participarem da organização dessa festa tão aconchegante.

Se a festa for feita em uma escola, as bandeirinhas da festa junina já estão garantidas. Para tanto, é só os professores se organizarem para que os alunos possam confeccionar as bandeirinhas para a festa. Se cada sala fizer em média 100 bandeirinhas, haverá milhares delas para enfeitarem o pátio e a quadra.

Se você não sabe como fazer bandeirinhas de festa junina, atente-se às nossas dicas:

Para fazer as bandeirinhas de festa junina comuns, é necessário ter muito papel de seda colorido, cola, tesoura e barbante. O modelo de bandeirinha mais comum é esse, com o formato de “W” embaixo. Para tanto, é só pegar uma folha de papel de seda inteira e dobrá-la em vários pedaços, até que formem quadrados do tamanho da bandeira desejado. Então, é só fazer um desenho como esse e cortá-lo. Para facilitar o trabalho, corte mais de uma bandeirinha por vez, já que o papel de seda é fino.

típica Bandeirinhas de Festa Junina   Como Fazer

Esse outro modelo tem o formato do “V” embaixo. Para fazê-lo, basta seguir os mesmos passos da bandeira em “W” e fazer o desenho dessa bandeira. Entretanto, o mais fácil é fazer os dois modelos em uma só folha. Assim, todo o espaço do papel será utilizado, fazendo com que haja muita economia. Na decoração, os modelos podem ser usados intercaladamente.

modelo em V Bandeirinhas de Festa Junina   Como Fazer

Para fazer os dois modelos em uma única folha, vá dobrando o papel crepom até que sobre um retângulo com o tamanho de dois quadrados utilizados para fazer as duas bandeirinhas descritas acima. Então, desenhe uma bandeirinha em forma de “W” e corte-a. O pedaço que sobrar já estará em formato de “V”. É muito simples.

W e V Bandeirinhas de Festa Junina   Como Fazer

Se preferir ousar na decoração, distribua uma folha de sulfite branca para cada aluno com uma bandeirinha desenhada. Daí, peça para que cada um faça o desenho que quiser, usando muita cor e criatividade. Depois, peça para que eles cortem as bandeirinhas de festa junina nos locais indicados e entreguem-nas a você. No final, o resultado ficará muito bonito, criativo e com a cara de todos os participantes da festa.

personalizadas Bandeirinhas de Festa Junina   Como Fazer

Para quem é preocupado com o meio ambiente, podem ser usadas revistas e gibis velhos para confeccionar as bandeirinhas de festa junina. Elas ficam originais e muito divertidas. Vale a pena apostar nessa ideia.

revistas Bandeirinhas de Festa Junina   Como Fazer

E se você é paciente e gosta de detalhes, há bandeirinhas de festa junina com desenhos, confeccionados e colados um por um. Haja paciência e delicadeza!

com desenhos Bandeirinhas de Festa Junina   Como Fazer

Além do papel de seda, outros materiais podem ser usados como o EVA, o plástico e o pano. O plástico é uma boa opção para ser usado em locais abertos, pois essa época é muito fria e pode orvalhar durante as noites de festa, manchando as bandeirinhas.

Depois que as bandeirinhas estiverem prontas, basta prendê-las pela parte superior fazendo uma pequena dobra, passando cola em toda essa extremidade. Dê um espaço de 10 a 15 cm entre uma bandeirinha e outra e então, é só pendurar pelo salão.

As bandeirinhas de festa junina são um símbolo marcante dessa festa tão comemorada no Brasil. Por isso, elas devem começar a ser confeccionadas com antecedência, já que são bem trabalhosas de serem feitas.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.