Menu

Tecnologia

Atualizado em 3 de agosto de 2012, às 7:52 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Banda larga no Brasil é opção de mais de 40% dos internautas

De acordo com o gráfico de usuários de banda larga no Brasil, o acesso a conexão acima de 2 Mb de velocidade cresceu 91% no último ano.

Uma pesquisa divulgada pelo Ibope Nielsen Online revelou que mais de 40% dos internautas brasileiros tem acesso à internet banda larga acima de 2MB. O levantamento também constatou que o número de pessoas com este tipo de conexão cresceu 91% em comparação a junho de 2011. Ou seja, o número de pessoas que usam internet com mais de 2 Mbps (Megabits por segundo) chegou a 16,8 milhões.

496950 Banda larga no Brasil é opção de mais de 40 dos internautas Banda larga no Brasil é opção de mais de 40% dos internautasBrasil apresentou crescimento com relação ao acesso a internet. (Foto:Divulgação)

A internet do brasileiro está mais veloz

A evolução no número de usuários ativos em domicílios sofreu um crescimento surpreendente de um ano para o outro, demonstrando desta forma que os brasileiros estão cada vez mais envolvidos com o universo digital. Eles desfrutam de acesso à internet em casa, com mais conforto e tranquilidade do que em anos anteriores.

Embora o acesso à internet banda larga tenha aumentado consideravelmente no Brasil, o Ibope também constatou que a maioria das pessoas tem acesso a uma conexão com velocidade entre 512 Kbps e 2 Mb. Em junho de 2012, o número de internautas que utilizam os serviços com este nível de ‘rapidez’ somaram 18,1 milhões no Brasil, superando a quantidade de usuários do período do ano passado em apenas 2%.

Saiba mais: Brasil é o terceiro país com mais internautas, aponta estudo

A conexão à internet está evoluindo no Brasil

Segundo os dados do Ibope, a quantidade de brasileiros com conexão abaixo de 512 Kbps caiu 39% em comparação com o levantamento de junho de 2011.  Esta constatação revela que as pessoas estão desfrutando de um serviço de internet mais rápido e eficaz, graças à migração de pacotes lentos para outros com mais velocidade.

496950 Banda larga no Brasil é opção de mais de 40 dos internautas 2 Banda larga no Brasil é opção de mais de 40% dos internautas12,6% da população tem acesso a uma internet com velocidade superior a 8MB. (Foto:Divulgação)

A pesquisa também avaliou o número de pessoas com acesso a conexões mais rápidas, ou seja, com velocidades superior a 8 Mb. De acordo com os dados, este tipo de internet é usado por 12,6% da população com acesso a web em casa.

Após análises, a equipe de pesquisadores do Ibope descobriu que 82,4 milhões de pessoas acessam a rede em casa, no trabalho, na lan house, nas escolas, na casa de um amigo e em outros locais. Por outro lado, os usuários com acesso a internet na residência ou no emprego somam 68 milhões. No ano passado, este número foi de 50,5 milhões, um crescimento significativo de 11%.

De acordo com os dados estatísticos do Ibope, os usuários com conexões de 2MB a 8MB são aqueles que passam mais tempo diante do computador. Em média, eles permanecem em uma página na web por 1 minuto e 3 segundos, desfrutando assim de uma grande frequência de informações virtuais.

Veja também: Velocidade mínima da internet brasileira aumentará em até 8 vezes

496950 Banda larga no Brasil é opção de mais de 40 dos internautas 1 Banda larga no Brasil é opção de mais de 40% dos internautasPessoas com conexão de 2MB a 8MB passam mais tempo na internet. (Foto:Divulgação)

Embora o Brasil ocupe a 40ª posição no ranking mundial de velocidade de internet, o país tem apresentado crescimento no que diz respeito à conexão. Entretanto, ainda há muito que superar, pois a média de velocidade da rede usada pelos brasileiros é de 1,8 Mbps, estando abaixo da média mundial, que corresponde a 2,3 Mbps. Na Coreia do Sul, país com internet mais veloz do mundo, a velocidade é de 17,5 Mbps.