Menu

Decoração

Atualizado em 1 de outubro de 2012, às 8:36 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Balcão ilha na cozinha: saiba mais

Dicas para decorar a sua cozinha com um balcão ilha e deixar sua casa mais bonita

O balcão ilha na cozinha pode ajudar a otimizar o espaço de sua cozinha, além de deixar a decoração mais bonita. Sem falar que, o balcão pode ser o elemento que une a cozinha e a sala de estar ou de jantar e que aproxima os convidados do cozinheiro. Essa peça de decoração recebe o nome de ilha por se localizar em meio à cozinha. O balcão também pode acomodar o fogão ou cooktop, a cuba e em alguns casos servir também como uma mesa.

519573 Balcão ilha na cozinha 6 Balcão ilha na cozinha: saiba maisO balcão também pode servir como uma mesinha (Foto: divulgação)

Balcão ilha na cozinha: saiba mais

Para que a funcionalidade do novo móvel e a decoração do seu cômodo não fiquem prejudicadas, convém seguir algumas dicas para montar o balcão ilha na cozinha: atente-se para o tamanho do móvel que você irá comprar para que as portas do balcão e do armário não se atrapalhem. Verifique também qual a distância entre o balcão ilha e as paredes, eletrodomésticos e outros móveis em volta.

519573 Balcão ilha na cozinha Balcão ilha na cozinha: saiba maisAproveite o espaço para guardar o que não coube no armário (Foto: divulgação)

Se você deseja usar o balcão ilha na cozinha como uma mesa, basta adquirir banquetas que combinem com a decoração de sua casa. O balcão também deve ter, no mínimo, 1 metro de largura para que duas pessoas possam se sentar confortavelmente. As banquetas podem ser de inox ou de acrílico, mas há um grande número de materiais que podem ser utilizados para esse fim.

519573 Balcão ilha na cozinha 7 Balcão ilha na cozinha: saiba maisTraga mais sofisticação para sua cozinha (Foto: divulgação)

Tipos de balcão ilha na cozinha

Confira uma lista com os tipos mais usados de balcão ilha na cozinha e escolha qual o mais adequado para suas necessidades:

Balcão de Concreto

Feito em concreto, este balcão é fixo, mas permite mais criatividade na hora de decorá-lo com revestimentos ou porcelanatos diferenciados.

519573 Balcão ilha na cozinha 4 Balcão ilha na cozinha: saiba maisEscolha o tipo de balcão que mais combina com sua cozinha (Foto: divulgação)

 

Balcão de Pedra

Os balcões de granito, mármore e pedra sólida devem ser instalados por um profissional. O balcão de granito resiste a manchas e arranhões, mas além de ser caro, pesa muito. Já o de mármore pode arranhar e manchar e é mais adequado para fazer massas.

Balcão de Cerâmica

Os balcões de cerâmica são resistentes a temperaturas altas e podem ser instalados sem grandes dificuldades. O inconveniente é que sua limpeza não é tão fácil e podem aparecer manchas entre um azulejo e outro.

519573 Balcão ilha na cozinha 2 Balcão ilha na cozinha: saiba maisPraticidade com o fogão acoplado ao balcão (Foto: divulgação)

Balcão de Aço Inoxidável

Além de ser possível utilizá-lo em contato com produtos em temperatura alta, os balcões de aço inoxidável são fáceis de limpar. O problema é que são sujeitos a arranhões e marcas de dedos.

Balcões Laminados

Os balcões laminados possuem uma grande variedade de materiais, cores e padrões. Além de serem mais baratos é mais fácil de limpar se cair algo que manche. Por outro lado, esse material pode ser arranhado e não permite que você corte algum tipo de alimento sobre ele.

Leia mais: Decoração De Cozinha Com Balcão, Fotos, Dicas

Cozinhas Com Ilha Central

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.