Menu

Decoração

Atualizado em 23 de abril de 2012, às 11:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Azul turquesa: dicas, objetos, como usar na decoração

Tranquilo, charmoso e refrescante, o azul turquesa é uma cor que permite várias combinações e pode inovar o visual da sua casa.
433091 Azul turquesa dicas objetos como usar na decoração 9 Azul turquesa: dicas, objetos, como usar na decoraçãoO azul turquesa pode ser acrescentado na decoração através de um móvel, objeto ou parede.

O azul turquesa é uma cor transformadora, capaz de deixar o ambiente decorado mais charmoso, tranquilo e agradável. Para conseguir explorar todos os benefícios do tom, é necessário saber como usá-lo no ambiente e quais as melhores combinações.

Também conhecido como azul Tiffany, o turquesa demonstra delicadeza para decorar e altera as percepções dos moradores. Quem deseja trabalhar com esta cor na hora de decorar a casa precisa primeiramente conhecer os significados dela e quais os tipos de sensações ela desperta.

O efeito da cor turquesa

O turquesa é uma cor de azul levemente esverdeado, sendo assim integrante do grupo dos tons frios. Sua contribuição com o espaço é revigorante e surpreendente, ajudando os moradores a se tornarem mais comunicativos, sensíveis e criativos.

Quando usado na dose certa, o turquesa faz referência as águas do mar, criando desta forma uma sensação de refrescância e contribuindo com um clima mais arejado dentro de casa. Como todo tipo de azul que se preza, o turquesa também é terapêutico e contribui com a tranquilidade, repouso e segurança dos indivíduos.

O azul turquesa ativa as energias positivas, ajudando a compor um ambiente mais convidativo e sereno. Ele também se revela poderoso no combate ao estresse, por isso promete ser um grande aliado da decoração para deixar os moradores mais tranquilos.

O azul turquesa na decoração

Existem várias possibilidades de combinação do turquesa com outras cores, incluindo aliança com cores frias, quentes e neutras. Este tipo de azul é inspirador e pode ser acrescentado no espaço decorado através de móveis, objetos, têxteis e revestimentos. Sem falar que, dependendo da forma como é utilizada, a cor valoriza o estilo proposto pela decoração e contribui com a sensação de equilíbrio.

O azul turquesa não é uma cor apagada, muito pelo contrário, apresenta uma tonalidade viva que se sobressai na decoração. No entanto, o seu uso no ambiente precisa ser moderado, para não causar a sensação de cansaço ou ‘esfriar’ demais uma determinada divisão da casa. Uma pitada de turquesa é suficiente para iluminar e deixar o cômodo mais sofisticado.

Combinações com azul turquesa

433091 Azul turquesa dicas objetos como usar na decoração 1 Azul turquesa: dicas, objetos, como usar na decoraçãoTurquesa e branco - a dupla perfeita.

Azul turquesa com branco: trata-se de uma combinação clássica, mas que também pode ser adaptada ao contexto contemporâneo. Quando a decoração apresenta móveis provençais, o efeito do turquesa se torna ainda mais sofisticado.

Azul turquesa e rosa: uma aliança delicada e espontânea que deixa a estética do ambiente mais romântica.

Azul turquesa e verde: a dupla de cores frias permite compor uma decoração em harmonia com a natureza. A proposta monta espaços aconchegantes, refrescantes, convidativos e que favorecem o bem-estar. A harmonia entre os tons se torna ainda mais perfeita com o uso do verde amarelado.

Azul turquesa com cores neutras: Tanto as cores claras as cores escuras da paleta de tons neutros favorecem este tipo de azul, deixando-o mais vivo e visível.

Fotos de azul turquesa na decoração

Conteúdo avaliado com média: