Menu

Saúde

Atualizado em 30 de setembro de 2011, às 1:30 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > AVC: entenda as causas e consequências

O Acidente Vascular Cerebral ocorre quando acontece um rompimento ou um entupimento dos vasos que levam sangue para o cérebro.

272442 avc 2 300x300 AVC: entenda as causas e consequênciasAinda continua sendo a maior causa de morte no mundo os acidentes vascular cerebral. Parece que as pessoas não levam a sério as consequências que a doença pode proporcionar.

O Acidente Vascular Cerebral ocorre quando acontece um rompimento ou um entupimento dos vasos que levam sangue para o cérebro. Pode acontecer dois tipos de AVC, são eles:

- AVC Isquêmico que consiste no entupimento dos vasos que levam o sangue para o corpo

- AVC hemorrágico que consiste no rompimento do vaso que provoca um sangramento no cérebro.

Quais são os sintomas?

Podem ocorrer os seguintes sintomas:

- Dor de cabeça repentina;

- Diminuição ou perda repentina da força da face, do braço, da perna ou de um lado do corpo;

- Alteração repentina da sensibilidade com formigamento na face, perna, braço ou um lado do corpo;

- Perda repentina da visão em um olho ou nos dois olhos;

- Vertigem repentina intensa e desequilíbrio que são associados a náusea e vômitos;

- Dificuldade para articular as palavras, assim como para se expressar ou compreender.

272442 avc 3 300x300 AVC: entenda as causas e consequênciasProblemas que podem ocasionar um AVC

Uma série de fatores pode gerar um AVC, como por exemplo, pessoas que sofrem de pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, enxaqueca, mulheres que usam anticoncepcionais hormonais, pessoas que fumam, sedentárias e a obesidade. Outros fatores que também podem provocar a doença e que não podem ser alterados são a idade, a raça, a genética e o sexo das pessoas.

As consequências de um AVC vão depender da intensidade do problema e de pessoa para pessoa. Algumas têm o AVC e ficam sem sequelas enquanto que outros o têm e em poucas horas conseguem reverter o caso, mas também têm aqueles casos mais sérios que dependem de fisioterapia e medicamentos com acompanhamento psicológico para poder melhorar o seu estado de saúde.

O estresse e o sedentarismo fazem com que as pessoas fiquem muito mais vulneráveis a esse tipo de problema. Ninguém se importa com a sua saúde até que tenha sentido algo que abale a sua vida, a sua estrutura física.

272442 avc 1 300x300 AVC: entenda as causas e consequênciasO que fazer para evitar um AVC?

É importante mudar os hábitos alimentares, perder peso e praticar um esporte, mas não pode ser aquele tipo de atividade que é praticada apenas uma vez por semana como o futebol. É preciso ter continuidade e praticar no mínimo três vezes por semana.

Viver bem e com qualidade é muito importante para que a saúde seja boa, pesquisas feitas comprovaram que as pessoas que riem mais e que vivem em família são pessoas mais saudáveis. Poder dividir os problemas com alguém ajuda a aliviar a tensão e traz a calma e tranquilidade.

Em caso de AVC quanto mais rápido o paciente for medicado menor serão as chances de ficar com sequelas. O AVC ataca principalmente pessoas que sofrem de pressão alta, por isso ter uma alimentação balanceada e controlar o sal nos alimentos faz com que a pessoa possa controlar a pressão arterial.

Para uma pessoa que já teve um AVC e mudou seu estilo de vida e seus hábitos alimentares as chances de ele se repetir serão muito remotas, mas para quem não optou pela mudança, com certeza ele irá se repetir e com maior intensidade. A idade de maior risco é a partir dos 45 anos.

Por fim o melhor remédio para não ter um AVC é a prevenção, por isso, nunca é tarde para começar a se cuidar e mudar os hábitos do dia-a-dia e optar por ter saúde e viver mais.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.