Menu

Serviços

Atualizado em 15 de junho de 2013, às 10:36 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Auxílio-desemprego: quem tem direito

Descubra quais são os trabalhadores que podem contar com o seguro-desemprego após a demissão.

Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, ele não fica totalmente desamparado. Ele tem o direito de solicitar o seguro-desemprego, uma espécie de assistência financeira temporária que evita passar dificuldades durante o período afastado do mercado de trabalho.

633695 Auxílio desemprego quem tem direito Auxílio desemprego: quem tem direitoO seguro-desemprego é uma assistência financeira temporária. (Foto:Divulgação)

O benefício de seguro-desemprego

O seguro-desemprego é considerado um dos mais importantes benefícios voltados para o trabalhador brasileiro. O valor normalmente é pago em três ou cinco meses, o número de parcelas varia de acordo com o tempo de serviço.

Ao ser dispensado do emprego, o trabalhador recebe do empregador um formulário para requerer o benefício. A solicitação deve ser feita entre o 7º e 120º dia de demissão. O valor das parcelas é calculado com base na média dos três últimos salários.

Para solicitar o pagamento do auxílio-desemprego, o trabalhador deve comparecer aos Postos de Atendimento das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), nos postos do Sistema Nacional de Emprego, nas entidades sindicais cadastradas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) ou nas agências da CAIXA. Ele também precisa estar portando a documentação necessária para dar entrada no pedido.

633695 Auxílio desemprego quem tem direito 2 Auxílio desemprego: quem tem direitoPara receber o benefício, o trabalhador precisa ser demitido sem justa causa. (Foto:Divulgação)

Diferentes modalidades podem solicitar o seguro-desemprego, como o trabalhador formal, empregado doméstico, o pescador artesanal e aqueles que recebem Bolsa de qualificação profissional.

Se o trabalhador desempenhou funções dentro de uma empresa entre 6 e 11 meses, ele tem o direito de receber o seguro desemprego por três meses. A atuação de 12 a 23 meses com carteira assinada garante quatro meses de pagamento do auxílio. Por fim, se o trabalhador conseguir comprovar vínculo empregatício de 24 meses, ele receberá cinco meses do benefício.

O dinheiro do auxílio-seguro poderá ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas lotéricas.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

633695 Auxílio desemprego quem tem direito 1 Auxílio desemprego: quem tem direitoAo fazer o requerimento, é importante ainda estar desempregado. (Foto:Divulgação)

Os trabalhadores que podem dar entrada no seguro-desemprego são aqueles que:

- foram demitidos sem justa causa;

- comprovam pelo menos seis meses de vínculo empregatício nos últimos três anos;

- estão desempregados quando elaboram o requerimento do benefício;

- não possuem renda própria para o seu sustento e de sua família;

- não estão recebendo benefício de prestação da Previdência Social, exceto pensão por morte e auxílio acidente.

Vale lembrar que os trabalhadores que pedem demissão não possuem o direito de receber o auxílio-desemprego.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.