Auxílio Alimentação Prouni

PUBLICIDADE

Existem diversos tipos de bolsa e auxílio financeiro para jovens que estão em busca de formação na faculdade, mas não conseguem bancar suas despesas. Os dois maiores projeto são o Prouni e FIES. Entre eles, o sistema Prouni, criado pelo governo federal, tem discutido a implantação de um novo tipo de bolsa.

A deputada Sandra Rosado, do PSB do Rio Grande do Norte, propôs um projeto de lei que visa oferecer um novo benefício aos estudantes que possuem bolsas integrais do Programa Universidade para Todos (Prouni). Trata-se do auxílio alimentação Prouni, cuja proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados.

A bolsa têm permanência só para aqueles que já recebem o auxílio da bolsa integral de algum curso de educação superior. Os demais estudantes estariam limitados deste direito. O projeto visa garantir maior qualidade de vida para os estudantes, durante todo o processo de sua formação.

PUBLICIDADE

De acordo com a autora, o Projeto de Lei 3112/12, que trata do assunto, tem o objetivo de auxiliar principalmente os alunos matriculados em cursos de tempo integral, que passam o dia inteiro fora de casa e têm que se alimentar nas dependências das próprias universidades ou faculdades em que estudam. Somados os gastos diários, é uma conta que acaba ficando pesada no final do mês para os estudantes, mesmo com as bolsas auxílio atual.

Além disso, segundo a deputada, os bolsistas integrais do Prouni fazem parte, pelo menos na teoria, da classe economicamente menos favorecida, e como também possuem diversos outros gastos, como transporte e material didático, devem ter assegurado o direito ao benefício de auxílio alimentação. Já que para muitas classes é impossível bancar as despesas educacionais.

Confira: Prouni 2012: Inscrições

Tramitação

A deputada Sandra Rosado (PSB-RN) é a autora do projeto que prevê a inclusão do benefício para os bolsistas do Prouni

O Projeto de Lei 3112/12, discutido ainda no primeiro semestre de 2012, da deputada Sandra Rosado, tramita na Câmara em caráter conclusivo, nas comissões de Constituição e Justiça; Cidadania; Finanças e Tributação; e de Educação e Cultura, podendo ser aprovado em breve. Apesar disso, ainda não foi divulgado o valor desse auxílio alimentação que poderá ser oferecido aos beneficiários do Prouni.

Prouni 2º semestre de 2012

Se aprovado, o auxílio alimentação estará disponível para os bolsistas integrais do Prouni

Lançado em 2005, o Prouni já disponibilizou mais de 1 milhão de bolsas de estudo, entre integrais e parciais, que proporcionaram aos estudantes iniciarem e concluírem cursos de graduação ou sequenciais de formação específica em instituições particulares de ensino superior em todo o País. Assim, muitos jovens concluíram a educação superior, com suas despesas de mensalidades apartadas pelo governo. O objetivo agora é dar um passo à frente.

Para os interessados em participar do programa, a expectativa é de que as inscrições para o Prouni do 2º semestre de 2012 estejam abertas entre os meses de junho e julho. Ou seja, se você pretende ser um dos bolsistas do Prouni, fique de olho no site oficial do programa, que é o http://siteprouni.mec.gov.br. Se inscrever é o primeiro passo para ter os recursos recebidos pelo prouni. É preciso ficar atento e não perder os prazos antes do encerramento da bolsa. Existem outras bolsas auxílios em que você pode se cadastrar.

PUBLICIDADE

Assim que o Ministério da Educação liberar o cadastro, é bom começar a organizar os documentos que deverão ser entregues para participar da concorrência das bolsas, lembrando que para as bolsas integrais, a renda familiar mensal do interessado deve ser de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa.

Já para as bolsas de 50%, a renda familiar mensal, por pessoa, deve ser de até três salários mínimos. Neste caso, os contemplados poderão solicitar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), se desejarem, para complementar o pagamento do restante da mensalidade. O pagamento é feito pleo estudante após sua formação, com taxas mínimas de juros.

Saiba qual é a Renda Familiar máxima para Fies

Para acesso à informação do benefício, entre em contato com a coordenação do Prouni e tire todas suas dúvidas sobre o auxpilio alimentação e bolsa Prouni.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.