Menu

Saúde

Atualizado em 15 de fevereiro de 2013, às 13:25 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Autoexame na boca: como fazer

O autoexame da boca é facilmente realizado e pode ajudar na identificação precoce de diversos problemas de saúde, como por exemplo, o câncer de boca.

O autoexame bucal é uma medida bastante simples que se mostrou muito útil na detecção precoce e prevenção de sérios problemas de saúde, como o câncer na cavidade oral. Não tão popular quanto outros autoexames importantes, como o das mamas e o da pele, ainda é desconhecido por várias pessoas. Conheça os benefícios e saiba como fazer o autoexame da boca.

Saiba quais os autoexames importantes para saúde.

580791 O autoexame bucal é bem simples de ser feito. Autoexame na boca: como fazerO autoexame bucal é bem simples de ser feito. (Foto: divulgação)

Como fazer o autoexame bucal

Preferencialmente deve ser feito em um local com boa iluminação. O paciente deve estar calmo, com os dentes bem limpos, eventuais próteses removidas e se posicionar em frente um espelho.

O objetivo é identificar qualquer tipo de lesão em pele ou mucosa, e sinais como alterações de coloração, regiões endurecidas, caroços, feridas, regiões edematosas ou com parestesia e dentes quebrados ou amolecidos.

Para uma boa investigação, é só seguir os seguintes passos:

1. Procure qualquer tipo de alteração no rosto, como lesões ou caroços;

2. Busque manchas ou feridas na região dos lábios;

3. Tracione o lábio inferior e o examine de dentro para fora. Em seguida, repita o processo com o lábio superior;

4. Com a boca aberta, examine minuciosamente as bochechas, bilateralmente;

5. Coloque a língua para fora da boca, esticando-a para baixo e procure alterações;

6. Repita o processo anterior, só que desta vez puxando a ponta da língua para os lados direito e esquerdo, prestando muita atenção em suas laterais;

7. Encoste a ponta da língua no céu da boca e examine minuciosamente a parte de baixo e o assoalho da boca;

8. Com a cabeça inclinada para trás, observe o céu da boca;

9. Coloque novamente a língua para fora e tente enxergar a garganta. Uma pequena lanterna pode ajudar a realizar esse passo.

580791 É preciso prestar atenção em alguns sinais como língua dormente que podem indicar anormalidades. Autoexame na boca: como fazerÉ preciso prestar atenção em sinais como língua dormente. (Foto: divulgação)

Sinais que podem indicar anormalidades

É preciso ficar atento a alguns sinais que indicam a necessidade de uma investigação mais minuciosa, realizado por profissional qualificado, como o cirurgião dentista ou estomatologista:

  • Feridas que não cicatrizam por mais de duas semanas;
  • Manchas esbranquiçadas, vermelhas ou escurecidas;
  • Crescimento anormal de “carnes” ou qualquer outro tipo de lesão;
  • Presença de caroços em região do pescoço ou abaixo do queixo, de consistência endurecida e que não diminuem de tamanho com o passar do tempo;
  • Dificuldade em movimentar a língua;
  • Língua dormente;
  • Dificuldade de deglutição;

Saiba como fazer o autoexame da tireoide.

580791 Através do autoexame da boca é possível identificar lesões malignas precocemente. Autoexame na boca: como fazerO autoexame permite identificar lesões malignas precocemente. (Foto: divulgação)

O autoexame da boca é facilmente realizado e pode ajudar na identificação precoce de diversos problemas de saúde, como por exemplo, o câncer de boca. Seguir o passo a passo e prestar atenção nas alterações que podem indicar anormalidades é a melhor maneira de garantir a saúde bucal.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.