Auto-sabotagem: o que é, como evitar

PUBLICIDADE
Enquanto a maioria das pessoas busca o sucesso, os auto-sabotadores o evitam. (Foto: Divulgação)

Há pessoas que a caminho de uma mudança, mesmo que seja boa, não conseguem completá-la porque se sentem apavoradas. Elas sofrem de uma doença chamada auto-sabotagem, que não permite que elas alcancem o sucesso em nenhum âmbito de suas vidas, seja pessoal ou profissional. Sendo assim, saiba o que é a auto-sabotagem e como evitá-la.

A auto-sabotagem geralmente tem origem na infância e é gerada quando os pais ou os cuidadores da criança são superprotetores. Dessa forma, quando ela cresce e se vê desprotegida e insegura, não consegue seguir em frente. Por isso, ela começa a se sabotar, tanto no casamento quanto nas amizades ou nos trabalhos que encontra.

Uma pessoa pode encontrar o seu par ideal e se casar com ele. Entretanto, quando percebe que a felicidade completa está muito próxima, começa a fazer com que o seu companheiro a deixe, com ações estranhas e indiferentes. Esses atos são inconscientes, mas ferem quem está por perto. Tudo isso acontece porque ela tem medo da mudança, ou seja, de passar do estado inerte para o de alegria.

PUBLICIDADE
Para o auto-sabotador, o sucesso não está a seu alcance. (Foto: Divulgação)

No trabalho, acontece o mesmo: enquanto a pessoa que sofre da auto-sabotagem está em um cargo que não pede por muita responsabilidade, age normalmente. Porém, assim que o chefe lhe anuncia a promoção, sem querer, ela começa a fazer o seu serviço com desleixo e irresponsabilidade, até conseguir ser demitida da empresa. Assim como nesse emprego, ela fará com os outros, criando um círculo vicioso.

A auto-sabotagem acontece porque as pessoas têm medo de serem incompetentes para conseguirem dominar algo novo, ou seja, para encararem mudanças que podem gerar a felicidade. Se você se reconhece nesse quadro, já é um bom começo para chegar à cura. Assim, você poderá se vigiar para perceber quando as suas atitudes estão sendo maléficas para a sua vida social e profissional. Os auto-sabotadores geralmente não percebem o mal que estão fazendo a si próprios e, por isso, não procuram por ajuda.

A auto-sabotagem deve ser curada o quanto antes. (Foto: Divulgação)

Entretanto, se alguém perceber esses sinais e você não conseguir se controlar em momentos extremos, não tenha medo nem vergonha de procurar por ajuda profissional. Afinal, o sonho de todos é ser feliz. Então, não boicote a sua felicidade e procure por ajuda agora mesmo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.