Atualização Cadastral Bolsa Família 2012

PUBLICIDADE

As pessoas que recebem o Bolsa Família devem realizar a atualização cadastral até o dia 31 de dezembro. Desta forma, é possível fazer uma revisão dos dados registrados no sistema e realizar as devidas alterações caso haja necessidade.

Os beneficiários devem realizar a atualização cadastral até o dia 31 de dezembro. (Foto:Divulgação)

Renovação do cadastro Bolsa Família 2012

Para fazer parte do Bolsa Família, é preciso estar em dia com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Se o titular não efetua a atualização dentro do prazo, ele pode ter o seu benefício cancelado.

Caso o cadastro do Bolsa Família não seja renovado após 24 meses, os beneficiários devem apresentar os documentos necessários no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para não perder o direito de receber a assistência do Governo.

PUBLICIDADE

De acordo com informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, aproximadamente 566,1 mil famílias precisam providenciar a atualização até o dia 31.

Saiba mais: Bolsa família 2012 calendário

Como fazer a revisão cadastral do Bolsa Família?

Quem não realiza a atualização dentro do prazo pode ter o benefício bloqueado ou até cancelado. (Foto:Divulgação)

A revisão cadastral se destaca como uma das obrigações do Programa Bolsa Família. Sem ela, o beneficiário que não atualiza os seus dados há dois anos tem a Bolsa Família automaticamente bloqueada.

O titular do programa costuma ser informado através do seu extrato quando algum tipo de atualização precisa ser realizado. Se a data para efetuar a revisão se aproxima, uma mensagem é gerada pedindo para que o beneficiário procure a prefeitura da cidade para atualizar o cadastro e evitar o bloqueio.

PUBLICIDADE

Caso o benefício já esteja bloqueado, o titular deve procurar a gestão municipal do Bolsa Família e atualizar o cadastro. A pessoa que não seguir esta recomendação pode ter o benefício cancelado em março de 2013. O extrato também recomenda que o titular ligue para o número 156 e agende uma entrevista para evitar o cancelamento do benefício bloqueado.

Sobre o Bolsa Família

O Bolsa Família é destinado as famílias que vivem na pobreza ou extrema pobreza. (Foto:Divulgação)

O Bolsa Família é um programa que visa reforçar o orçamento das famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza no Brasil. Para receber o benefício, é necessário que cada membro tenha renda de no máximo R$ 140. Se houver alguma mudança nos ganhos da família, os dados precisam ser atualizados, sem necessariamente resultar na perda do benefício.

PUBLICIDADE

A seleção das famílias que recebem o Bolsa Família é realizada de acordo com as informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Veja também: Bolsa Família 2012 recadastramento

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.