Menu

Criança

Atualizado em 14 de agosto de 2012, às 15:30 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Atividades infantis para o folclore

O dia do folclore serve de inspiração para várias atividades na escola, que estimulam a criatividade e a imaginação das crianças.

Com o Dia do Folclore se aproximando, os professores da educação infantil começam a pensar em meios de abordar a data comemorativa em sala de aula. Há várias atividades que podem ser desenvolvidas em função das histórias folclóricas, permitindo desta forma que as crianças entrem em contato com a cultura popular.

Veja também: Folclore – Qual a sua origem?

501793 Atividades infantis para o folclore 2 Atividades infantis para o folcloreO folclore inspira várias atividades na educação infantil. (Foto:Divulgação)

A importância do folclore na escola

O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, representa uma ótima data para deixar o conteúdo programático da educação infantil mais interessante. Inspirado no tema, o professor pode desenvolver diversas atividades com os seus alunos e estimular competências essenciais para o processo de aprendizagem.

Comemorar o Dia do Folclore na escola é algo muito especial e importante, pois além de adquirir novos conhecimentos sobre mitos e lendas, as crianças recebem estímulos para desenvolver a imaginação e a criatividade. A fantasia envolvendo os personagens folclóricos deixarão os alunos fascinados e dispostos a aprender mais sobre cultura popular.

Além de explorar as principais lendas brasileiras, o professor conta com a opção de propor brincadeiras e danças, que também são atividades relacionadas ao Folclore. Dançando e brincando, as crianças contam com bons motivos para se divertir e praticar exercícios físicos.

Sugestões de atividades infantis para o folclore

1. Desenhos para colorir
Para que o dia do folclore não passe em branco, os professores podem distribuir desenhos para os alunos. Além de colorir os personagens folclóricos, os alunos também podem resolver cruzadinha, jogo dos sete erros e ilustração pontilhada.

501793 Atividades infantis para o folclore 1 Atividades infantis para o folcloreO professor pode montar uma roda para contar as lendas folclóricas. (Foto:Divulgação)

2. Roda de lendas
O professor pode realizar em sala de aula uma roda com as crianças para contar as principais lendas do folclore brasileiro. Os alunos também podem participar da atividade, fazendo a pesquisa a respeito de algum personagem folclórico (saci pererê, boto, mula sem cabeça, boitatá, iara, lobisomem, entre outros) para depois apresentar aos colegas.

Saiba mais: Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos

3. Brincadeiras folclóricas
As brincadeiras folclóricas resgatam valores de outras épocas, são agradáveis e prometem diversão para as crianças da educação infantil. Entre as atividades que podem ser realizadas na escola, estão: passar anel, amarelinha, cabra cega, jogo do pião, travalínguas, amarelinha, elástico, queimado, cabo de guerra, pipa, esconde-esconde e bolinha de gude.

4. Ensaiando uma dança
Caso a escola tenha um evento para comemorar o dia do folclore, a professora pode ensaiar uma dança folclórica com os meninos e as meninas. Samba, frevo, baião e maracatu são algumas opções.

501793 Atividades infantis para o folclore Atividades infantis para o folcloreBilboquê feito de garrafa PET. (Foto:Divulgação)

5. Confecção de brinquedos folclóricos
Alguns brinquedos folclóricos podem ser confeccionados em sala de aula para que depois as crianças se divirtam durante o recreio. A peteca, o pipa, o vai-e-vem, o ioiô, o catavento, a boneca de pano e o bilboquê são algumas opções de brinquedos para se confeccionar.

6. Montar fantoches ou máscaras
No dia do folclore, as crianças podem pintar máscaras dos principais personagens das lendas. Também existe a possibilidade de confeccionar fantoches de dedo através do artesanato para que os alunos representem as narrativas através de teatrinho.

Conteúdo avaliado com média: