Menu

Serviços

Atualizado em 7 de abril de 2011, às 10:34 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Atividades de Páscoa para Educação Infantil

Atividades de pascoa para educação infantil11 Atividades de Páscoa para Educação Infantil

Com a aproximação da páscoa, muitas professoras da área infantil ficam se perguntando o que fazer para distrair e prender a atenção de seus pequeninos alunos na sala de aula, motivados por este tema “Páscoa”, mesmo porque para as crianças, esta data significa apenas ganhar ovos de chocolates e nada mais, elas não entendem o verdadeiro significado. Porem existem muitas atividades que podem ser feitas simbolizando o coelhinho da páscoa e o que esta relacionado a ele.

Existem muitas opções de atividades, como por exemplo, você pode inventar dobraduras que resultam em um coelhinh o da páscoa, mascaras de coelhinho que podem ser pintadas e decoradas com diversos tipos de material, podendo ser confeccionadas em papel grosso do tipo cartolina ou em E.V.A., lembrancinhas que são feitas de papel recheadas de balas que tem o formato de uma cenou ra, vários desenhos de coelhinhos para pintar e decorar, cartões de coelhinhos, cestinha de coelhinhos que trazem doces dentro que as crianças mesmo podem fazer, são uma infinidade de atividades que os pequeninos irão adorar, alem de mantê-los concentrados na atividade que estão fazendo, você garantirá o desempenho e a atenção deles. Vamos dar alguns exemplos destas atividades.

Vamos começar com uma lembrancinha que vem com um ovinho na barriga do coelhinho. Pegue uma cartolina da cor que desejar e recorte 3 circulos, o primeiro você irá cortar ao meio, e deixar de lado por enquanto, o segundo você irá desenhar os olhinhos, o nariz, a boca com o dentinho e o bigode do coelhinho, agora pegue aquele circulo que foi cortado e cole cada uma das partes formando a orelhinha, em uma das partes você pode fazer uma dobra se quiser, dando a impressão que uma das orelhas está abaixada, pegue o circulo que sobrou e faça uma dobra antes do meio, voltando o papel cole esta dobra, vire ao contrario, dobre os dois cantos fazendo como se fosse os bracinhos, no centro você fará um circulo e recortará para poder encaixar os ovinhos, ou se preferir cole um saquinho com balas.

O molde das mascaras você pode pegar em sites que disponibilizam em tamanho real, acesse www.criandocriancas.blogspot.com, tem vários modelos pra menino e para menina.

Para fazer um fantoche de coelhinho você irá precisar de dois pratos descartáveis, cartolina branca, papeis coloridos, tesoura, cola, grampeador e canetinhas coloridas. Material separado, vamos a fabricação deste fantoche, primeiro pegue os papeis coloridos e recorte duas orelhas, as bochechas, o nariz, os olhos e os dentes do coelho, agora pegue os dois pratos e coloque um sobre o outro e faça um corte reto, tirando a ponta deles, coloque um prato sobre o outro, deixando entre eles a extremidade côncava, grampeie os dois mas lembre-se de colocar a orelha entre eles, deixando a parte reta para baixo, cole as peças do rosto e use as canetinhas para dar o acabamento, pronto, basta enfiar a mão no centro e brincar com seu fantoche de coelhinho.

Vamos agora fazer um porta tudo, que você poderá rechear de doces para a criançada, para faze-lo você irá precisar de 1 caixa de remédios do estilo xarope, papel color set na cor laranja claro e laranja mais escuro ou conforme a sua preferencia, 2 botões grandes, 6 palitos de fósforo, tesoura, cola e canetinha colorida.

Vamos a fabricação, pegue a caixa de remédio retire a tampa de um dos lados e encape com o papel color set laranja mais claro, agora pegue os botões e cole sextavadamente, ou seja um de cada lado da caixa deixando o vinco de um dos cantos no meio, faça as bochechas e cole três palitos de um lado e três do outro imitando um bigode, faça o desenho dos dentes com a canetinha e finalize os olhos também e não se esqueça do nariz, pegue o papel color set laranja escuro e desenhe as orelhas, faça um corte de aproximadamente 1 cm de cada lado da caixa no centro, e encaixe as orelhas, pronto seu porta trecos de páscoa esta pronto.

São diversas as opções de entretenimento infantil para esta páscoa, o importante é a diversão de poder faze-los.