Imóveis

Até que ponto morar de aluguel é vantajoso

Por Isah

A princípio, as pessoas que desejam ter uma moradia optam por alugar uma casa ou apartamento para pagar suaves quantias mensais. Com o tempo, acaba surgindo o desejo de adquirir a casa própria e acabar com os árduos gastos da locação. Mas, nem tudo é tão simples como parece e financiar uma casa não é algo que possa ser decidido do dia para noite.

A compra de um imóvel é a melhor opção para quem busca estabilidade, mas nem sempre existe a possibilidade de economizar e aplicar o dinheiro na casa própria. Mesmo com os tantos planos de financiamentos disponíveis no mercado imobiliário, fica complicado conciliar as prestações de uma casa nova com as tarifas do aluguel. Daí surge à dúvida: Pensar no presente ou no futuro?

As principais vantagens do aluguel

Alugar uma casa é a solução para aqueles que não possuem condições financeiras de bancar a compra de um imóvel. A locação acaba sendo viável para as pessoas que desejam maior mobilidade na vida, como é o caso dos estudantes, profissionais iniciantes e casais recém-casados. Morar de aluguel também oferece uma flexibilidade maior para os funcionários de empresas que possuem filiais e podem ser transferidos a qualquer momento.

Antes de decidir comprar uma casa ou não, o indivíduo precisa levar em conta qual será o seu tempo de permanência no imóvel. De repente não vale à pena aplicar dinheiro na casa própria se a família poderá mudar a qualquer momento. Viver de aluguel não é uma prática muito elogiada, mas pode ser a primeira opção financeiramente mais acessível.

A locação de um imóvel é ainda uma alternativa viável para testar a adaptação em um novo endereço. Como as prestações aumentam a cada contrato renovado, o locatário tem a chance de buscar outra casa ou apartamento que seja mais barato e dentro dos limites orçamentais.

Os cuidados para alugar uma casa

Para evitar problemas na locação do imóvel, é necessário fazer um planejamento financeiro e acompanhar cada passo da negociação. Se os valores estão dentro da capacidade, é chegado o momento de fazer uma visita ao imóvel e conferir o estado do mesmo.

Conhecer a Lei do Inquilinato também é critério fundamental para conhecer os direitos ao alugar uma casa ou apartamento. O locador precisa cumprir sua obrigação de deixar o imóvel em condições de uso, ou seja, sem vazamento, mofo ou infiltração. Já o Inquilino, tem como principal responsabilidade arcar com o contrato assinado e fazer o pagamento do aluguel sem atrasos.

Em casos de problemas com uma casa alugada, o Procon pode ser de grande ajuda.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *