Menu

Notícias

Atualizado em 9 de novembro de 2011, às 10:17 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Asteroide que passou terça-feira não trouxe problemas à Terra

O asteroide que passou a cerca de 325 mil quilômetros da Terra nesta terça-feira e não causou nenhum efeito perceptível no planeta.

316618 asteroide2 Asteroide que passou terça feira não trouxe problemas à Terra

Segundo a Nasa, o asteroide que passou a cerca de 325 mil quilômetros da Terra nesta terça-feira não causou nenhum efeito perceptível no planeta. Nomeado de 2005 YU55, o astro pôde ser visto pelos cientistas, que assumiram que há anos não se passava um como ele tão perto da Terra, às 21h28 (horário de Brasília).

O asteroide possui 400 metros de extensão e se aproxima regularmente de Vênus, da Terra e de Marte, entretanto já faz 200 anos que ele não chegava tão perto do nosso planeta.

Foi em 1976, segundo a Nasa, que um último corpo celeste passou mais próximo a Terra. Na época os cientistas não possuíam recursos suficientes para prever a passagem. Entretanto, com o avanço tecnológico, já é possível saber que em 2028 outro asteroide de grande dimensão deve marcar presença no nosso céu.

“Essa a aproximação mais rente de um asteroide que já ficamos sabendo com antecedência em toda a história”, afirmou Lance Benner, que trabalha como pesquisador no Laboratório de Propulsão de Jatos (JPL), setor da Nasa responsável pela busca dessas previsões.

Com a visita do 2005 YU55, foi possível que os astrônomos pudessem estudar um pouco mais sobre asteroides de grande porte e descobrir que ações tomar para evitar uma catástrofe. Inúmeros telescópios foram colocados em vários pontos do mundo para a coleta de dados.

316618 asteroide Asteroide que passou terça feira não trouxe problemas à Terra