Menu

Educação

Atualizado em 2 de agosto de 2012, às 7:54 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Assuntos que mais caem no Enem: quais são

Saiba quais temas são mais recorrentes nas provas do Enem, considerando as principais disciplinas do Ensino Médio.
495802 Assuntos que mais caem no Enem quais são 1 Assuntos que mais caem no Enem: quais sãoO Enem 2012 será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. (Foto:Divulgação)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada anualmente com o objetivo de avaliar a educação brasileira e ao mesmo tempo conceder oportunidades para estudantes que desejam cursar o nível superior em uma boa universidade. Neste ano de 2012, as provas do Enem serão aplicadas em todo o Brasil nos dias 3 e 4 de novembro.

Seguindo os critérios das edições anteriores, o Enem 2012 terá quatro provas objetivas, sendo cada uma composta por 45 questões de múltipla escolha e uma redação. Os professores responsáveis pela correção do exame irão avaliar se os estudantes possuem o domínio das principais competências ensinadas ao longo do Ensino Médio, pois somente desta forma eles terão uma boa nota.

No primeiro dia prova, os estudantes possuem até 4 horas e 30 minutos para responder as questões e preencher o gabarito. No dia seguinte, este tempo é ampliado em uma hora, devido à prova de redação.

Saiba mais: Enem 2012 – Novas Regras para Redação

O que pode cair na prova do Enem 2012?

495802 Assuntos que mais caem no Enem quais são 3 Assuntos que mais caem no Enem: quais sãoQuestões objetivas do Enem estão divididas em quatro áreas do conhecimento e testam as competências dos estudantes. (Foto:Divulgação)

Os alunos que desejam ter um bom desempenho no Enem 2012 devem iniciar a jornada de estudos, aprofundando os conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Veja também: Enem 2012, Inscrições, Datas, Provas

Nas quatro áreas abordadas pelo Enem, o estudante precisa ser capaz de interpretar as informações apresentadas, além de se apoderar de outros recursos que não estão presentes no anunciado da questão.

495802 Assuntos que mais caem no Enem quais são 2 Assuntos que mais caem no Enem: quais sãoAlguns assuntos são recorrentes nas provas do Enem. (Foto:Divulgação)

Embora cada edição do Enem apresente um conteúdo diferente, alguns assuntos são recorrentes no exame e merecem atenção durante os estudos. Confira a seguir possíveis temas que podem ser cobrados nas provas, de acordo com as principais disciplinas do Ensino Médio:

Biologia

- Fisiologia / Corpo Humano
- Ecologia
- Genética / Evolução
- Sustentabilidade
- Água
- Bactérias
- Energia
- Animais/Biodiversidade

Química

- Química Ambiental
- Equilíbrio Químico
- Transformações químicas
- Cálculo Estequiométrico
- Química Orgânica

Física

- Energia/Eletricidade/Mecânica
- Termologia ou Calorimetria
- Hidrostática
- Ondulatória
- Cinemática

Matemática

- Geometria
- Interpretação de gráficos e tabelas
- Cálculos simples
- Porcentagem
- Probabilidade

-Equações

Português

- Interpretação de texto
- Modernismo
- Gramática
- Interpretação de charges, publicidades e tirinhas
- Variação linguística
- Funções da Linguagem

História

- Brasil República
- Era Vargas
- Brasil Colônia
- Segunda Guerra Mundial
- Idade Média
- Escravidão
- Militarismo no Brasil
- Revolução Industrial
- Guerra Fria
- Liberalismo

Geografia

- Agricultura
- Aspectos Socioeconômicos
- Desenvolvimento e Impactos Ambientais
- Geopolítica

Filosofia e Sociologia

- Ética/Moral
- Interação humana com o meio ambiente
- Cidadania
- Democracia
- Multiculturalismo
- Movimentos sociais

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.