Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Assaduras de bebê como tratar

As assaduras em bebês são muito comuns é importante saber como tratar para evitar que os bebes as tenham.

É muito comum que bebês sofram com assaduras devido a alguns motivos, como a falta de troca da fralda quando ele estiver molhado ou a reação alérgica que a pele pode ter ao entrar em contato com o material da fralda. Muitas mamães de primeira viagem sofrem sem saber como reagir e para ajudá-las, aqui temos um guia de porque isso ocorre e como tratar.

Bebe sem assadura é bebe feliz (Foto: Divulgação)

Bebe sem assadura é bebe feliz (Foto: Divulgação)

Por que surge a assadura

Dependendo do material utilizado na fabricação da fralda, ao entrar em contato com a pele do bebê que é muito sensível, pode surgir uma reação alérgica. Além disso, a fralda aumenta a temperatura e a umidade do local, deixando a pele mais irritada, principalmente se ela estiver com urina e fezes. Em diversas vezes as assaduras ficam pior, pois surge uma infecção por bactéria ou fungo. Mas calma aí, tudo pode ser resolvido. Simples cuidados do dia a dia ajudam a prevenir e a tratar todas as assaduras.

Quando o bebe tem assaduras eles ficam irritados (Foto: Divulgação)

Quando o bebe tem assaduras eles ficam irritados (Foto: Divulgação)

Veja como evitar as assaduras

A sua melhor alternativa é evitar a todo o custo o surgimento das assaduras e para isso pequenos hábitos podem ser adquiridos. A primeira dica é trocar sempre a fralda, independente se ela fez xixi ou cocô, e mesmo se o fabricante garantir alta absorção. A alta absorção da fralda não impede que a pele fique em contato com as fezes e urina, por isso ainda pode provocar irritação. Troque sempre que seu filho estiver molhado!

Manter uma higiene adequada também conta muita para evitar as assaduras. Evite usar lenços umedecidos perfumados, pois eles podem deixar a pele muito mais irritada. Prefira sempre um algodão com água morna para a limpeza, assim como sabonetes adequados. Use pomadas, mas fique atenta a todas as restrições.

Os bebes tendem a ter mais assaduras por ter a pele mais sensível (Foto: Divulgação)

Os bebes tendem a ter mais assaduras por ter a pele mais sensível (Foto: Divulgação)

Como tratar as assaduras

Se mesmo com todo o cuidado do mundo elas acabaram aparecendo, não entre em pânico: há um tratamento eficaz. Para começar o tratamento, o ideal é aumentar ainda mais a troca das fraldas para que o mesmo material não fique muito tempo em contato com a pele. Tente deixar seu bebê sem fralda logo após o banho para secar o local e cicatrizar mais rápido.

Continue usando pomadas para proteger a pele, se preferir contate uma dermatologista para descobrir a mais adequada para o seu filho.

Quando a pele é bem cuidada o bebe não tem assaduras (Foto: Divulgação)

Quando a pele é bem cuidada o bebe não tem assaduras (Foto: Divulgação)

Pomadas para assaduras

Caso haja alguma infecção secundária, é necessário usar pomadas de antibióticos ou antifúngico. Além disso, alguns casos também necessitam de pomadas de corticoide para alguns dias. A melhor forma de descobrir a opção adequada para o seu bebê é entrando em contato com o pediatra. Ele deverá analisar toda a situação e lhe recomendar os medicamentos mais indicados.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL