Asma e bronquite: diferenças

PUBLICIDADE
A tosse é um sintoma comum entre a asma e a bronquite.

A asma e a bronquite são doenças que atingem o sistema respiratório, mais especificamente os pulmões. Muitas pessoas não sabem diferenciar esses dois problemas de saúde, por isso, conheça as diferenças entre a asma e a bronquite.

Diferenças entre asma e bronquite

Primeiramente, a asma é uma reação alérgica, relacionada a fatores desencadeantes, como a poeira. Já a bronquite é uma inflamação dos brônquios pulmonares, causada por vírus ou bactérias, sem relação com alergias. O que faz com que essas duas doenças se confundam é que a bronquite pode ser agravada por poluentes aéreos ou contato com poeira e outras substâncias, sendo confundida com alergia respiratória.

Bronquite: após uma infecção viral ou bacteriana, ocorre um acúmulo de secreção nas vias aéreas, fazendo com que os brônquios fiquem inflamados e contraídos. Esse problema de saúde pode ser agudo, quando ocorre durante menos de duas semanas, ou crônico quando ocorre por tempo superior, chegando a ultrapassar anos de sintomas.

PUBLICIDADE

Conheça um remédio caseiro para bronquite

Asma: Após o contato com um agente que desencadeie uma reação alérgica pulmonar, ocorre um estreitamento dos bronquíolos, que levam o ar até o pulmão. Quando a luz desses canais se torna menor, há dificuldade do ar em passar, provocando contrações e broncoespasmos. Dessa forma, respirar se torna muito difícil. A asma acomete pessoas de todas as idades, mas é mais comumente encontrada em crianças.

A poeira é um fator desencadeante para a asma e agravante para a bronquite.

Causas: a asma é causada por fatores irritantes podendo ser poeira, cigarro, ácaro, gases químicos, inseticidas, e até alimentos como ovo ou leite. Já a bronquite é causada principalmente, por vírus, mas também pode ocorrer devido a bactérias.

Sintomas: os sinais e sintomas de ambas essas doenças respiratórias são parecidos, ocorre tosse seca, falta de ar e chiado no peito. A grande diferença é que na asma os sintomas são bem mais intensos, sendo que expirar é mais difícil do que inspirar, e a pessoa sente uma forte opressão no peito.

Tratamento: tratar a bronquite é mais fácil do que tratar a asma. Isso porque os sinais e sintomas da primeira são autolimitados, ou seja, desaparecem por volta de 15 dias, exceto na bronquite crônica. Já no caso da asma, é necessário fazer um tratamento por toda a vida, evitando sempre os fatores que desencadeiam a crise alérgica.

Veja o que fazer durante um ataque de asma

PUBLICIDADE

As crises de asma são graves e podem levar a morte por asfixia, por isso é importante procurar um médico imediatamente ao aparecerem sinais da doença aguda.

As crises de asma são graves e necessitam de atendimento médico.

Asma e bronquite se confundem, mas são desencadeadas por fatores diferentes. Na presença de algum sinal ou sintoma, procure um médico pneumologista.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.