Tecnologia

As televisões 3D podem estar com os dias contados

Por Redacao
Filme Spider-Man / Divulgação

Se você estava pensando em comprar um novo televisor, pense um pouco antes de empenhar o seu dinheiro em algum modelo 3D. Apesar de a tecnologia ser sinônima de uma qualidade incrível de imagens e efeitos deslumbrantes, a indústria cinematográfica pode estar prestes a sufocar a geração atual de filmes em três dimensões.

O falso 3D

Segundo James Cameros, diretor do filme Avatar de 2009, isso se deve à péssima decisão dos estúdios em pagar para que uma empresa aplique artificialmente o efeito aos filmes. O renomado diretor também comparou a técnica com uma máquina de moer carne que cria um falso 3D ou, uma bagunça em 2,5D.

Segundo James Cameron, poucos filmes utilizam a técnica de Avatar / Divulgação

Ao contrário da técnica utilizada pelo filme Avatar de James Cameron, a maior parte dos filmes atualmente vendidos como 3D na verdade foram gravados com câmeras comuns e, na pós-produção, foram apenas adicionadas perspectivas a determinados objetos da cena. Esse 3D de baixa qualidade seria um dos motivos que desanimaram os compradores de adquirir um equipamento em 3D.

Os óculos e o desconforto

Pode ser bacana utilizar óculos especiais para se assistir um filme no cinema, mas em casa isso representa certo desconforto. Isso impede que você realize outra atividade enquanto assiste ao filme e até mesmo dificulta que você encontre a pipoca no seu colo. Sem contar que todos os seus convidados precisam vestir um desses se quiserem compartilhar da experiência.

Óculos 3D podem ser desconfortáveis

Além da necessidade dos óculos, as TVs em 3D costumam ter um ângulo de visão muito mais limitado que os demais aparelhos. Ou seja, é preciso sentar bem diante da tela para se observar o efeito com qualidade. Sem falar nas dores de cabeça e no incômodo que o 3D pode causar em algumas pessoas.

O futuro do 3D

Embora a febre inicial do 3D tenha passado sem que os aparelhos se popularizassem, ainda é muito cedo para se falar na morte da tecnologia. Novos aparelhos estão sendo desenvolvidos com telas que dispensam o uso de óculos e as técnicas tridimensionais têm sido aprimoradas.

O Nintendo 3DS dispensa óculos especiais / Divulgação

Novas máquinas fotográficas e até mesmo celulares contam com câmeras especiais que possibilitam a captura de imagens em três dimensões. Os videogames também podem proporcionar uma ótima sensação de 3D. Embora poucos títulos atuais utilizem a tecnologia, espera-se que os games explorem mais as três dimensões na próxima geração de consoles.

Recomendado para você
Tecnologia

Vírus no Whatsapp: Prevenção, Como Remover o Vírus

Tecnologia

Facebook login, como entrar no facebook.com.br

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *