Tecnologia

As Invenções de Steve Jobs

A sequência de sucessos da Apple impressiona, numa época em que ícones da indústria da tecnologia desmoronam. Pelo menos cinco vezes a empresa revolucionou o mercado, com as grandes atrações: Apple II, Macintosh, iPod, iPhone e iPad, os quais transformaram a maneira de como as pessoas usam a tecnologia. Confira logo a baixo as 5 invenções de Steve Jobs.

 

1977 – O Apple II consagra a computação pessoal

Foi o nerd  Steve Wozniak que construiu o Apple I. Quando seu sócio vacilava Steve Jobs era o tipo que levava as idéias adiante suas idéias. Essa união de duas pessoas tão diferentes deu origem a empresa e ao pioneiro apple II, o qual inaugurou a era da computação pessoal.

Na metade dos anos 70, os enormes computadores ficavam em grandes salas refrigeradas, onde eram operados por especialistas. O Mits Altair, era o único modelo que podia ser chamado de pessoal, o qual Bill Gates criou seu primeiro software comercial. Porém o Altair era comercializado desmontado, não possuía aplicativo e apenas contava com um mostrador numérico para mostrar informações.

Desse modo, o projeto de Wozniak que Jobs transformou em sucesso, o Apple II foi o primeiro computador pessoal que realmente deu certo Porém, logo veio a concorrência, como o Commodore PET e o Radio Shack TRS-80, mas que não se sobressaiu, já que o Apple II possuía gráficos coloridos. E foi a primeira vez que a Apple assumiu a liderança desse mercado.

1984 – O Mocintosh, primeiro computador com mouse

Em 24 de janeiro de 1984, houve uma mudança radical na maneira de como usar o computador. Steve Jobs apresentou o Mascintosh, o qual as pessoas passariam a usar um mouse para controlar o computador. As aplicações relacionadas a gráficos, fotos e ilustrações tornaram-se possíveis. Esta foi a segunda invenção de Steve Jobs.

Nos anos 70, a interface gráfica foi inventada pela Xérox, porém não foi transformada em produto comercial. Em 1979, Jobs e sua turma fizeram um visita a empresa, e de volta a Apple, recriaram o que haviam visto. A primeira tentativa, a qual fracassou comercialmente, foi o Lisa, que custava 10 mil dólares.

O Matemático Jeff Raskin, em outro canto da Apple já trabalhava em um projeito paralelo, o Macintosh. Jobs assumiu a liderança desse grupo, e foi sob seu comando que foi criado o anuncio de TV que apresentou o Mac em 1984. A um custo de 1.5 milhões de dólares, o filme fazia menção a obra de George Orwell. Nele, uma garota de shorts jogava um martelo no “grande irmão” o qual representava a IBM.

2001 – O iPod reinventa a música

Steve Jobs, em 2000 confiou ao engenheiro Jon Rubistein de desenvolver um player de música de bolso, o iPod. Alguns aparelhos da época guardavam os arquivos em chips de memória e tinham capacidade para um ou dois álbuns apenas, outros usavam CDs para armazenar as músicas, os quais eram grandes demais.

Além disse esses tocadores eram alvos de processos judiciais das gravadoras, as quais acusavam os fabricantes de estimular a pirataria. Iniciando uma revolução no mercado da música, a loja iTunes e o iPod, mudaram tudo isso.

Num laboratório da Toshiba, Rubinstein encontrou uma solução para o armazenamento das músicas. Os japoneses haviam criado um disco magnético muito pequeno, e sua primeira encomenda veio da Apple. Lançado em 2001, o primeiro iPod, tinha capacidade para mais de 1.000 músicas. Outra inovação significativa foi sua inteface com o usuário, baseada no botão circular Click Wheel.

Em 2003, Jobs veio com a criação da loja iTunes, a qual oferecia músicas para venda por download, com um sistema que evitava copias não autorizadas. Hoje a loja iTunes foi expandida a 24 países e também vende filmes. A Apple tornou-se líder em venda de músicas, posto que até hoje mantém.

 

2007 – O iPhone smatphone que revolucionou o mercado

Em 2007 foi iniciada a quarta invenção de Steve Jobs, quando o iPhone balançou o mercado de smartphones. Esses celulares antes dele, dependiam de um teclado físico, ou de uma canetinha para ser comandados pela tela sensível ao toque.

Eram raros os usuários que instalavam aplicativos no smartphone, antes do iPhone. Inagurada em 2008, com a App Store, a Apple começou a selecionar e vender os aplicativos, o que trouxe confiança aos usuários, os quais começaram a baixar em grande quantidade esses programas.

O sucesso atraiu muitos desenvolvedores. Em julho deste ano, a loja passou a marca de 500 mil aplicativos disponíveis. Segundo os dados mais recentes do Gartner Group, o  iPhone tornou-se o smartphone mais procurado e vendido do mundo com 18% de participação no mercado.

 

 

2010 – Tablet vira realidade com o iPad

Em fevereiro de 2010, a quinta invenção de Steve Jobs foi o iPad, o qual surpreendeu a quase todos quando foi apresentado. A idéia de um computador em forma de prancheta ou livro é anterior a dos telefones celulares e Pcs, pois em 1969, o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço mostrava dois astronautas usando aparelhos idênticos a dos tablets atuais.

Muitas empresas tentaram tornar realidade esse projeto, porém a Apple foi a primeira a fazer sucesso. Com a disponibilidade de componentes miniaturizados permitiram construir um tablet leve, fino e capaz de funcionar muitas horas com uma carga de bateria.

Até hoje não foi igualado por outros fabricantes o sucesso que este tablet conquistou. Ainda neste ano, calcula-se que serão vendidos 60 milhões de tablets no mundo. Desse total 44 milhões serão iPads.

Fonte:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/as-5-revolucoes-de-steve-jobs?page=1&slug_name=as-5-revolucoes-de-steve-jobs

Recomendado para você

Serviços

Como tirar passaporte e visto para os Estados Unidos em 2017

Serviços

FGTS inativo 2017: extrato, calendário de saque e atualização de cadastro

Serviços

Porque devemos pagar o IPTU? 5 benefícios que você não sabe

Serviços

Alistamento Militar 2017: Inscrições, Datas

Comentários

3 respostas para “As Invenções de Steve Jobs”

  1. Nome disse:

    este cara sou eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. mariana vasconcellos disse:

    manero as suas obras♥

  3. Denise disse:

    Tem que tirar o chapeu para ele, o cara tem umas ideias geniais?

    Parabens Steves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *