Search

As 10 melhores universidades do Brasil 2012

O ranking universitário da Folha elencou as cinquenta melhores universidades brasileiras. As 10 primeiras posições são ocupadas por instituições públicas e a liderança ficou por conta da USP.
Google plus

O jornal Folha de S. Paulo lançou o seu primeiro ranking das universidades brasileiras, se baseando nas pesquisas realizadas pelo Datafolha. Vários critérios foram levados em conta para classificar as instituições públicas e particulares de ensino superior, numa lista com 50 nomes. O RUF (Ranking Universitário da Folha) considerou, por exemplo, pesquisa, reputação no mercado, ensino e inovação. Da relação formada por 50 universidades, apenas 9 são privadas.

USP lidera o ranking das melhores universidades brasileiras. (Foto:Divulgação)

Sem surpresas, USP é a melhor universidade do Brasil

De acordo com a avaliação da Folha, a USP (Universidade de São Paulo) é a melhor instituição de ensino superior do Brasil, conquistando 98,78 pontos na análise e as notas mais elevadas nos indicadores. Recentemente a USP também obteve o título de melhor universidade da América Latina e conquistou a 15ª posição no ranking mundial das instituições com presença e relevância na internet.

Veja também: USP é a instituição que mais instrui doutores no mundo

Ranking das melhores universidades do Brasil 2012

1º lugar: USP – Universidade de São Paulo
A instituição possui 240 cursos de graduação, 239 programas de pós-graduação e 98% dos professores com titulação de Doutorado. No RUF, a USP liderou nos aspectos de pesquisa, ensino e reputação no mercado de trabalho.

A UFMG conquistou a segunda posição no ranking. (Foto:Divulgação)

2º lugar: UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Com a pontuação de 91,76, a instituição mineira sediada em Belo Horizonte conquistou o segundo lugar no ranking universitário da Folha. Atualmente a UFMG possui 75 cursos de graduação, 58 programas de doutorado e 68 programas de mestrado. O corpo docente é bem representado por mais de 2.200 doutores.

 3º lugar: UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
A instituição obteve nota 91 no ranking e com isso conquistou a terceira posição entre as melhores do Brasil. A UFRJ possui 157 cursos de graduação, 91 programas de mestrado e 82 programas de doutorado. Mais de 3 mil doutores integram o corpo docente da universidade.

4º lugar: UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
A instituição, situada em Porto Alegre, obteve 88,73 pontos no ranking. Ela possui 97 cursos de graduação, 68 programas de doutorado, 71 programas de mestrado e 85% dos professores com título de doutores.

5º lugar: Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
A instituição conquistou o título de universidade mais inovadora e obteve 86,28 pontos no ranking geral. A Unicamp oferece 66 cursos de graduação e 60 programas de doutorado, 66 programas de mestrado. Dos professores, 98% são doutores.

6º lugar:UNESP – Universidade Estadual Paulista
Presente em todo o estado de São Paulo,a Unesp garantiu sua posição no ranking com uma pontuação de 83,97.A universidade,que está presente em 23 municípios,oferece 168 cursos de graduação,108 programas de mestrado e 85 programas de doutorado.

7º lugar:UFPR – Universidade Federal do Paraná
A instituição,que recebeu nota 79,88,está presente em Curitiba e outras cidades paranaenses.Ela investe em 115 opções de cursos de graduação,66 de mestrado e 40 de doutorado.

8º lugar:UnB – Universidade de Brasília
A UnB obteve a pontuação de 78,34 no ranking da Folha.A universidade aposta em 98 cursos de graduação,82 programas de mestrado e 63 programas de doutorado.Dos professores contratados,mais de 1.800 são doutores.

9º lugar:UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
A UFSC recebeu nota 77,95 e garantiu uma posição entre as dez melhores universidades do país.A instituição,com sede localizada em Florianópolis,possui 87 cursos de graduação,56 programas de mestrado e 44 programas de doutorado.Dos professores que compõem o corpo docente,mais de 1.600 possuem titulação de doutores.

A UFPE é a única representante do Nordeste entre as 10 melhores universidades do Brasil.(Foto:Divulgação)

10º lugar:UFPE Universidade Federal de Pernambuco
Com 77,13 pontos,a instituição é a única representante do Nordeste entre as 10 melhores universidades do Brasil.A UFPE é sediada em Recife e atualmente conta com 96 cursos de graduação,65 mestrados e 45 doutorados.

Leia mais: Usp e Unicamp Estão na Lista das Melhores Universidades do Mundo


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top