Menu

Educação

Atualizado em 20 de maio de 2013, às 10:34 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Artigos científicos: dicas para escrever

O primeiro passo para redigir um bom artigo científico é fazer um bom planejamento.

Escrever um artigo científico não é uma tarefa nada fácil. Antes de começar a produção do texto em si é necessário ter uma grande ideia, uma técnica apurada e uma pesquisa para embasar sua tese, se não de nada valerá o seu artigo. Mas, mesmo depois de muito estudo, algumas pessoas têm dificuldade de colocar no papel tudo o que descobriram, e faz todo o seu trabalho ficar omitido ou sem credibilidade pelo mau texto redigido. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar na redação de um artigo científico:

Leia também: Google acadêmico artigos científicos

568664 Artigos científicos dicas para escrever 01 Artigos científicos: dicas para escreverOs artigos científicos são complexos e trabalhosos (Foto: Divulgação)

Comece pelo planejamento do trabalho

Parece lógico, mas o planejamento às vezes é o maior pecado de alguns estudiosos. Organize não só o seu tempo de trabalho, mas entenda qual é a finalidade do artigo científico, se será apresentado em um seminário ou conferência, ou se a ideia é publicá-lo em uma grande revista. E não se esqueça de pensar em um tema, que não pode ser aberto demais para não ficar confuso.

Artigo científico adequado ao público-alvo

Ao escrever um artigo científico é preciso ficar atento para não usar uma linguagem e uma estrutura de texto muito diferente da que chame a atenção do seu público-alvo. Por isso, sempre lembre-se para quem está redigindo e se questione se está conseguindo atingir essa classe com o seu texto.

Saiba mais sobre: Como fazer um artigo científico

568664 Artigos científicos dicas para escrever 02 Artigos científicos: dicas para escreverFaça um bom planejamento para o seu artigo ser um sucesso (Foto: Divulgação)

Não perca o foco durante as pesquisas

Muitas medicações foram descobertas por acaso, quando pesquisadores buscavam cura para outras mais complexas. Esse exemplo serve para lembrar que você pode mudar o rumo da pesquisa no meio do caminho se as circunstâncias lhe levarem para um campo mais rico. Mas, não perca o foco naquilo que realmente vale a pena. Isso também deve ser usado na hora de argumentar e explicar os componentes do seu estudo ao longo do artigo científico.  Lembre-se que o texto deve ser claro e incisivo, seguindo a estrutura determinada no planejamento, sem informações demais, mas sem perder em conteúdo.

Para ajudar a montar a o seu artigo científico Mirella M. Moro, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais fez um guia detalhado com exemplos de estruturas que podem ser utilizadas em seu artigo científico, clique aqui e confira.