Menu

Notícias

Atualizado em 6 de julho de 2011, às 13:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Artesanato com Juta

Artesanato com Juta 274x300 Artesanato com Juta

A prática do artesanato sempre foi muito bem vista por diferentes tipos de consumidores. Alguns apreciam o trabalho manual afirmando que a qualidade é melhor, pelo tato desempenhado e também pela atenção dedicada daqueles que confeccionam o produto, outros preferem a mercadoria artesanal, pois a exclusividade pode ser maior, através de encomendas e outro detalhes diferenciais. Neste ínterim, a juta é um material cada vez mais utilizado pelo mercado no ramo artesanal, tanto pela produção do material quando pela reutilização.

No site Mexido de Ideias, o texto A juta e o artesanato, da jornalista Kelly Stein, afirma que muito da juta utilizada na indústria cafeeira (cerca de um milhão de sacas mensais) viram produtos nas mãos de habilidosos trabalhadores. O texto comenta de projetos no Brasil que utilizam a juta como matéria prima para garantir o trabalho de dezenas de famílias. Além deste texto voltado diretamente para o artesanato, Kelly também é responsável pelo texto que explica “Como a juta é feita?. Para quem acessar o site, muitas informações estão disponíveis a respeito de receitas e curiosidades. O site também está presente no Twitter, através do perfil http://twitter.com/mexidodeideias e no Facebook, pela página www.facebook.com/mexidodeideias.
Artesanato com Juta 1 300x225 Artesanato com Juta
Exemplos do que pode ser feito com a juta não faltam na internet, além de diferentes receitas de como montar alguns produtos artesanais. No site Papai Urso, por exemplo, há um rápido e fácil passo-a-passo onde é possível montar um jogo americano em juta. O processo é simples e o material necessário para a confecção é apenas “juta”, “tecido com motivo natalino”, “cola dimensional dourada”, “cola pano” e “tesoura”. Como primeiro passo, você pode cortar a juta na medida de 40 por 50 centímetros. Depois, é necessário desfiar as bordas retirando pelo menos 10 fios de cada um dos lados. Em seguida, corte o motivo do tecido em seguida cole utilizando a cola pano. Após alguns minutos, após a cola estar seca, contorne com a cola dimensional e depois contorne novamente a juta com a cola para não desfiar. Quem procura mais dicas ensinando a montar produtos, pode acessar o site Programa Arte Brasil, onde há dicas gratuitas e materiais de aula que podem ser baixados ou comprados para confecção.

Já quem procura por produtos prontos, uma das boas opções é o site Juta e Cia, como o próprio nome diz, especializado no material. Utilizando juta certificada, o site realiza a venda dos produtos pela internet, além de oferecer informações e curiosidades acerca da juta e também contar com um blog responsável por divulgar produtos, oferecer dicas e muito mais. O site oferece cursos e indica onde é possível encontrar os produtos da loja. Quem deseja entrar em contato direto com a empresa, pode utilizar o número de telefone (11) 2741-8015 ou acessar a página de Contato no menu principal do site. O endereço físico da Juta e Cia é Rua Santo Aniceto, 91, São Paulo – SP.

Para quem busca juta e materiais diversos para artesanato, pode conferir o site Arte & Arte Artesanatos e Aviamentos, onde cores diferentes de juta, por exemplo, estão disponíveis na loja online do site.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.