Menu

Turismo

Atualizado em 16 de setembro de 2011, às 17:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Arte Rupestre: Cavernas Pré-históricas no Piauí

268580 piaui1 Arte Rupestre: Cavernas Pré históricas no Piauí

Se hoje a arte é expressa de diversas maneiras e em suportes bem diferentes que registram diferentes formas de pensamento, sua origem não difere tanto do que vemos no presente. As primeiras formas de comunicação por meio da arte são datadas da época das cavernas, quando os nossos ancestrais utilizavam pigmentos para contar, através de desenhos nas paredes, o que acontecia em suas vidas. Através de diversos símbolos, como amor, morte, caça, entre outros, a arte rupestre representa uma forma interessante de resgate de tempos bem distantes.

No Brasil, o estado do Piauí é uma localidade conhecida por abrigar diversos vestígios da arte rupestre. Mais especificamente no Parque Nacional da Serra da Capivara é possível ver ao vivo uma parte importante da população pré-histórica que viveu na região. Os registros tem idades consideráveis, chegando a 50 mil anos. Trata-se da maior área de concentração de arte rupestre, com 64 sítios arqueológicos que podem ser visitados, o que torna a Serra da Capivara um excelente destino para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história da humanidade.

268580 piaui2 Arte Rupestre: Cavernas Pré históricas no Piauí

Serra da Capivara

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1991, o Parque da Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato, na região sudeste do Piauí, conta com mais de 400 sítios arqueológicos. Entre todos estes locais de grande importância histórica e cultural, existem 48 sítios onde é possível observar diversas pinturas rupestres de perto. Para chegar até elas, existem 14 trilhas e várias passarelas que facilitam o acesso, que muitas vezes pode ser um pouco complicado. Entre os locais mais visitados pelos turistas, encontram-se a Toca do Boqueirão da Pedra Furada, com registros de diversos períodos, e o Sítio do Meio, onde foram encontrados, além de desenhos, restos de instrumentos de pedra e cerâmica, também utilizados pelos homens das cavernas.

Para chegar ao Parque da Serra da Capivara, as referências são as cidades de Petrolina e Teresina, a 350 e 510 quilômetros, respectivamente. Em seguida, é necessário pegar um ônibus ou outro transporte terrestre até o município de São Raimundo Nonato. Os passeios pelo parque podem ser feitos em carros devidamente preparados para circular no local ou a pé. Para aproveitar melhor a visita, pode ser interessante contratar os serviços de agências de turismo locais especializadas em levar turistas para conhecer a região. Porém, no parque há todo o suporte para o recebimento de turistas do mundo inteiro.

268580 piaui3 Arte Rupestre: Cavernas Pré históricas no Piauí

Fundação Museu do Homem Americano

Criada em 1986 por pesquisadores do Brasil e da França, a Fundação Museu do Homem Americano é responsável pela manutenção e defesa do Parque da Serra da Capivara. Com o claro objetivo de cuidar de uma das maiores áreas de preservação de vestígios da era pré-histórica, a Fundação é formada por entidades públicas e científicas. Entre as várias atuações, destaca-se o Museu do Homem Americano, localizado em São Raimundo Nonato, que apresenta um acervo que resulta de mais de três décadas de pesquisa sobre o tema. Entre as peças expostas, é possível encontrar vestígios orgânicos, como ossadas de homens das cavernas, ferramentas líticas, urnas funerárias, entre outros. O museu está aberto a visitações de terça-feira a domingo, entre 9 e 17 horas. Para mais informações, acesse: http://www.fumdham.org.br/museu.html .