Menu

Decoração

Atualizado em 10 de julho de 2012, às 6:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Arranjos de mesas para decoração

Descubra o poder dos arranjos na decoração da festa ou da casa, principalmente aqueles montados com flores.
482537 Arranjos de mesas para decoração Arranjos de mesas para decoraçãoCom flores naturais ou artificiais, o arranjo deixa o ambiente muito mais delicado. (Foto:Divulgação)

Um arranjo de flores bem montado é capaz de transformar o visual de uma mesa, deixando-a mais sofisticada, moderna e charmosa. Existem várias formas de trabalhar com este tipo de elemento na decoração da casa ou de um evento, basta agir com criatividade e bom gosto para fazer as melhores composições.

Dicas para fazer um arranjo floral

Para conseguir fazer um arranjo floral bonito e duradouro, é necessário selecionar flores da estação. Este cuidado ajuda a economizar e, principalmente, faz com que o arranjo tenha capacidade de enfeitar um ambiente por muito mais tempo.

A durabilidade do arranjo também depende da forma como ele e conservado. Diferente das flores recém-colhidas, ele já possui uma estrutura apropriada para resistir por mais tempo, normalmente formada por uma espuma floral que mantém a água fresca. Em todo caso, é necessário deixar o elemento decorativo em um lugar arejado e regar regularmente.

O arranjo floral de mesa não precisa ser montado apenas com flores, é possível colocar a criatividade para trabalhar e estruturar uma composição diferente. Para deixar o ambiente decorado com uma nova cara, há quem inove o recipiente do arranjo, substituindo o tradicional vaso por taças transparentes, garrafas e até mesmo utensílios domésticos.

Quem não tem tempo de cuidar de um arranjo montado com flores naturais pode optar pelas versões artificiais. Nas lojas é possível encontrar elementos que contribuem com a beleza do arranjo, como as flores de tecido e flores desidratadas.

Veja também: Flores artificiais para decoração

O arranjo criado para decorar uma mesa precisa ser proporcional ao móvel, ou seja, não pode ser grande ou pequeno demais. É importante também que ele se harmonize com o restante da decoração, principalmente no que diz respeito às cores. Ao trabalhar com flores naturais, recomenda-se não escolher espécies muito perfumadas, pois elas costumam causar enjoos e interferir no equilíbrio do ambiente.

Arranjo de mesa para festa

482537 Arranjos de mesas para decoração 2 Arranjos de mesas para decoraçãoArranjo montado com flores e velas para decorara uma mesa de convidados. (Foto:Divulgação)

O arranjo de mesa é um recurso importante para todos os tipos de eventos, como casamento, festa corporativa, aniversário e formatura. As mesinhas dos convidados podem contar com um arranjo de mesa simples, mas que seja capaz de valorizar o tema da confraternização e combinar com o ambiente decorado. Além de flores coloridas e recipientes transparentes, também vale trabalhar com pedras, pedaços de madeira, velas e folhas.

Arranjo de mesa para casa

Existem várias mesas que podem ser decoradas com arranjos em casa, mas é importante não perder o bom senso ao fazer as combinações. A mesinha de centro da sala de estar, por exemplo, pode ser decorada com um arranjo floral baixo, ou seja, com uma altura que não interfira no campo de visão para assistir TV e conversar. Já o arranjo da sala de jantar tem liberdade para ser um pouco mais elaborado, porém as suas cores devem dialogar com o restante da decoração.

482537 Arranjos de mesas para decoração 1 Arranjos de mesas para decoraçãoMesa de jantar decorada com arranjo de flores. (Foto:Divulgação)

Os moradores podem confeccionar um arranjo mais sofisticado para decorar a mesa de jantar numa ocasião especial, como é o caso da ceia de natal ou do almoço de páscoa. Nestes casos, é interessante valorizar o espírito de cada data comemorativa.

Saiba mais: Arranjos de flores – como fazer, dicas

Assita os vídeos a seguir e aprenda a montar um arranjo com flores:

Conteúdo avaliado com média: