Menu

Bem Estar

Atualizado em 15 de julho de 2012, às 13:57 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Arranhador para gatos: como escolher, dicas

Saiba como escolher o arranhador ideal para o seu gatinho de estimação.

Quem costuma domesticar gatos sabe que eles necessitam de um lugar para afiar as suas unhas. Se não houver, na casa, um objeto especialmente destinado às garras dos felinos, eles irão danificar mesas, sofás, cadeiras e tudo o que lhes parecer adequado para que deem um fim à irritação e às unhas velhas.

485739 Arranhador para gatos como escolher dicas.1 Arranhador para gatos: como escolher, dicasArranhadores de carpete,verticais (Foto: Divulgação)

Os gatos precisam arranhar algo, frequentemente, para aliviar suas tensões e retirar a película das unhas velhas, que ficam presas nas patinhas. Na realidade, a irritação está ligada à necessidade de eliminar os restos de unhas, pois elas crescem o tempo todo, nos bichanos. Assim, sempre que o gatinho sentir essa necessidade, encontrará alguma forma de se aliviar. Portanto, saiba que não se trata de um comportamento desregrado e específico do seu gato; é uma característica inerente à natureza de qualquer felino. Tente compreendê-lo a ajudá-lo, quanto a isso.

A forma mais correta de auxiliar o seu bichinho, neste incômodo, é comprando para ele um arranhador. Estes objetos existem de formas variadas e até inusitadas. Vamos lhe dar dicas, então, para a escolha de um arranhador para gatos.

485739 Arranhador para gatos como escolher dicas.2 Arranhador para gatos: como escolher, dicasCasinha em madeira, para que o gato arranhe (Foto: Divulgação)

Dicas para escolher o arranhador para gatos

Os arranhadores são vendidos de todas as formas imagináveis. Alguns são até bastante modernos, adequando-se à decoração, para o caso de pessoas que gostam de manter os gatos dentro de casa. Estes objetos também são feitos de materiais diversos. Os mais comuns são madeira, carpete, corda (sisal) e papelão.

485739 Arranhador para gatos como escolher dicas.3 Arranhador para gatos: como escolher, dicasUm arranhador "fashion", com sisal (Foto: Divulgação)

Você pode comprar mais de um tipo de arranhador, para que você observe de qual deles o seu gato irá gostar mais. Comece com um de papelão, por exemplo, e veja como ele irá se comportar. Quando o arranhador precisar ser trocado, experimente comprar outro, feito em material diferente.

485739 Arranhador para gatos como escolher dicas.4 Arranhador para gatos: como escolher, dicasProjeto de arranhador, em madeira (Foto: Divulgação)

Os arranhadores, com o tempo e conforme as unhas do gato, irão se danificar e acumular sujeira e odores. Quando isso acontecer, você verá que o próprio gato passará a mostrar desinteresse pelo objeto, procurando outras coisas para aliviar sua irritação. Troque, então, o arranhador e escolha outro material, observando a diferença de comportamento do animal, em relação ao arranhador anterior. Desta forma, você irá descobrir qual material agrada mais o seu bichinho.

Outra dica, ao trocar os tipos de arranhadores, é quanto à preferência do gato pela posição dos objetos. Alguns gostam de arranhar em pé; já, outros, preferem superfícies horizontais.

485739 Arranhador para gatos como escolher dicas.5 Arranhador para gatos: como escolher, dicasArranhador em sisal, com suporte de madeira (Foto: Divulgação)

Como o seu gatinho ainda não sabe que existe um local adequado para os arranhões, você deve educá-lo a procurar o arranhador. Por isso, ao comprar este objeto, prefira os que já vêm impregnados de Catnip. Esta erva é um atrativo natural para os gatos. É conhecida, também, como “erva de gato” e possui uma substância – a Neptalactone – que age sobre o cérebro do animal, dando a ele uma enorme sensação de bem-estar. Se o arranhador não possui Catnip, você pode adquirir a erva e esfregá-la no objeto. Assim, ele rapidamente irá arranhar o local e entenderá que, todas as vezes que sentir essa necessidade, deve procurar o arranhador.

485739 Arranhador para gatos como escolher dicas.6 Arranhador para gatos: como escolher, dicasArranhador e disco de sisal, imitando DJ! (Foto: Divulgação)

Você também pode optar por arranhadores que já vêm com casinhas. Assim, o seu gatinho já terá tudo que precisa, no mesmo lugar.

Agora que você já viu as dicas do Mundo das Tribos, pode procurar o arranhador para gatos mais adequado ao seu amiguinho.

Aproveite e o ensine a se banhar: Como acostumar um gato a tomar banho

Se o seu gato não sossega, leia: Como lidar com gatos agitados

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.