Aquário de Água Salgada, Como Montar

PUBLICIDADE

Os peixes de água salgada são mais ativos e mais coloridos que os de água doce. Os mais conhecidos são o Ocellaris (palhaço) e o Hepatus, os dois personagens principais da animação “Procurando Nemo”.

Portanto, muitas pessoas preferem tê-los em seus aquários aos seus colegas de rios. No entanto, montar um aquário de água salgada demanda mais tempo, paciência e trabalho. Por isso, só ouse montar um se você realmente leva o hobby de aquarista a sério. Procure em sites especializados como vive cada um dos peixes de água salgada, pois alguns não são fáceis de serem alimentados ou não se dão bem com os outros peixes que você escolher. Antes de comprar um peixe, converse com o dono da loja de animais para conhecer melhor os seus hábitos e não perder o seu animal rapidamente.

Então, se você quer saber como montar um aquário de água salgada, aqui vai a lista de materiais necessários. Compre-os antes dos peixes.

PUBLICIDADE

– Aquário de qualquer formato que suporte entre 20 e 30 galões

– Tampa com iluminação preferencialmente fluorescente

– Filtro

– Cascalho

PUBLICIDADE

– Kit de tratamento de água

– Filtro

PUBLICIDADE

– Balde

– Tudo de sifão ou mangueira

– Raspador de algas

PUBLICIDADE

– Aquecedor

– Termômetro

– Hidrômetro

PUBLICIDADE

– Estante resistente que suporte o peso do aquário cheio. Cuidado com as estantes baratas, pois elas podem não aguentar o peso de um tanque cheio, pois o de 20 galões chega a pesar 90 quilos.

Agora, chegou a hora de montar o aquário de água salgada.

Primeiro, limpe o aquário apenas com uma esponja e água. Coloque o cascalho, o aquecedor, o termômetro, o hidrômetro e os enfeites. Encha o tanque com água, despeje o kit de tratamento de água, instale o filtro e espere de 24 a 48 horas para colocar os peixes no aquário. Se eles forem colocados antes, terão um choque e morrerão porque os produtos químicos do kit de tratamento de água ainda estarão muito fortes no líquido.

Depois, você terá que manter o pH da água próximo a 8.2. Cuidado, pois ele nunca pode ser menor que 8 ou os seus peixes morrerão. Os nitratos também devem ser controlados. Por isso, mantenha-os abaixo de 20ppm. Por fim, o aquarista de água salgada deverá controlar a salinidade da água, que depende das espécies de peixes escolhidos. Sendo assim, é muito importante pesquisar sobre cada peixe, seja pela internet, em livros especializados ou com um veterinário.

No início, compre apenas dois ou três peixes para testar a qualidade da água e dos seus equipamentos. Os peixes mais fáceis de serem criados e que são recomendados para os iniciantes são o Coral beauty, o Centropigue bicolor, o Centropigue nacional, o Azul, o Yellow bellied, o Yellow Tailed, o Ocellaris e o Hepatus. Entretanto, compre poucas espécies de cada vez, pois algumas delas podem se estranhar com outros peixes.

Saber como montar um aquário de água salgada é fácil, porém, colocar em prática depende de muita paciência, calma e amor pelos peixes, pois é preciso fazer constantemente a manutenção do aquário. Contudo, vale a pena, pois os aquários, além de serem lindos para a decoração de ambientes, propiciam a calma e a tranquilidade aos moradores e aos visitantes da casa.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.