Menu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Apresentação infantil para o Dia das Mães – Sugestões e dicas

O dia das mães merece uma comemoração especial na escola. Confira dias e sugestões de apresentação.

Feliz Dia das Mães – Cartões virtuais

[23/04/2015]

Presentes tecnológicos para o Dia das Mães

[23/04/2015]

Confira ideias para apresentação infantil para o Dia das Mães – sugestões e dicas. Essa data merece uma comemoração especial na educação infantil, por isso é importante pensar em diferentes formas de trabalhar com os alunos e, ao mesmo tempo, prestar uma linda homenagem às mamães.

425738 Apresentação infantil para o Dia das Mães Sugestões e dicas 5 Apresentação infantil para o Dia das Mães   Sugestões e dicas Apresentação infantil para o Dia das Mães - Sugestões e dicas. (Foto: Divulgação)

Os professores de educação infantil buscam atividades para envolver os alunos nesse dia especial. Os presentes para as mães são fabricados em sala de aula, sendo tradicionalmente algo em que os estudantes possam participar da produção de algum modo. Além disso, algumas homenagens são elaboradas pelos profissionais dessa área, onde os alunos integram a apresentação.

Leia mais: Músicas que falam sobre mães

Apresentação infantil para o Dia das Mães – Sugestões e dicas

Cada colégio possui uma linha de trabalho que deve ser respeitada, mas o professor que atua junto as crianças ou adolescentes pode sugerir ideias de apresentação. Confira a seguir algumas possibilidades de apresentação infantil para o Dia das Mães – sugestões e dicas:

Contação de histórias

425738 Apresentação infantil para o Dia das Mães Sugestões e dicas 6 Apresentação infantil para o Dia das Mães   Sugestões e dicas Contação de histórias. (Foto: Divulgação)

Uma atividade bem interessante que promete animar a festa de dia das mães é a contação de histórias. Nessa atração, o objetivo é apresentar fatos curiosos sobre as crianças e suas mães. Essas histórias devem ser escritas antecipadamente pelos convidados, para que as melhores sejam selecionadas e lidas no dia da confraternização.

Danças

425738 Apresentação infantil para o Dia das Mães Sugestões e dicas 7 Apresentação infantil para o Dia das Mães   Sugestões e dicas As crianças podem ensaiar uma dança. (Foto: Divulgação)

As crianças podem ser ensaiadas para dançar alguma música que fale sobre o amor de mãe e a importância dessa figura maternal em nossas vidas. Ao final da apresentação, os pequenos podem entregar rosas para as suas respectivas mães.

Leia mais: Cartões de Dia das Mães: passo a passo

Coral

425738 Apresentação infantil para o Dia das Mães Sugestões e dicas 8 Apresentação infantil para o Dia das Mães   Sugestões e dicas A festa pode contar com um lindo coral. (Foto: Divulgação)

O coral é uma ótima sugestão para tornar a programação do evento de dia das mães mais interessante. Os alunos podem ensaiar alguma canção que fala sobre a relação entre mãe e filho. A música “Mãe”, de Caetano Veloso, é uma escolha bem emocionante.

Teatro

425738 Apresentação infantil para o Dia das Mães Sugestões e dicas 9 Apresentação infantil para o Dia das Mães   Sugestões e dicas Teatro também é uma boa opção. (Foto: Divulgação)

As crianças podem ser ensaiadas para apresentar uma pequena peça de teatro. A história dramatizada deve falar sobre a preciosa relação que existe entre mãe e filho. Também é possível falar a respeito da origem da data comemorativa através de uma encenação.

Jogral

425738 Apresentação infantil para o Dia das Mães Sugestões e dicas 10 Apresentação infantil para o Dia das Mães   Sugestões e dicas Apresentação de jogral. (Foto: Divulgação)

O jogral também é uma forma de apresentação muito comum no dia das mães. Ele tem um formato parecido com o coral, mas ao invés de música, os participantes dão voz a um poema, uma declaração.

Origem do Dia das Mães

Existem muitas versões de como surgiu o Dia das Mães, sendo que uma delas diz que a mais antiga comemoração dessa data acontecia na Grécia. Quando a primavera começava era festejada a honra de Reia, a mãe dos deuses. Outro registro da ocasião está no início do século XVII, quando a Inglaterra seu início uma data específica para a festividade, que era o quarto domingo da Quaresma. Na época, as mães das operárias inglesas eram homenageadas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. A comemoração era chamada de ”Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais animado.

425738 Compras coletivas para o Dia das Mães 5 Apresentação infantil para o Dia das Mães   Sugestões e dicas O dia das mães vem sendo comemorado há muito tempo. (Foto: Divulgação)

Já nos Estados Unidos da América (EUA), a primeira solicitação em prol da data destinada as mães aconteceu em 1872, quando a escritora Julia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República, fez a reivindicação. Aqui no Brasil, em 1932, o então presidente do país Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. Desde então as mães são presenteadas nesse dia.

Confira: Lembrancinha para o dia das mães

Gostou da matéria Apresentação infantil para o Dia das Mães – sugestões e dicas”? Tem mais alguma ideia? Deixe um comentário.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL